Camafeu é doce sofisticado e saboroso

Camafeu é doce sofisticado e saboroso

Atualizado: Segunda-feira, 26 Julho de 2010 as 8:18

O camafeu, doce feito de nozes e chocolate, é um dos mais tradicionais da culinária brasileira e também um dos mais sofisticados.

Antes mesmo de o homem domesticar e cultivar as nozes, elas já eram consumidas em seu estado selvagem. Os vestígios mais antigos desse consumo datam de 50 mil anos atrás e foram encontrados em cavernas do Iraque.

Veja como preparar um autêntico camafeu.

Ingredientes

Uma lata de leite condensado Duas gemas Duas colheres (sopa) de açúcar Uma colher (sopa) de chocolate em pó  Uma xícara (chá) de noz moída 300 g de foudant Manteiga para untar Nozes picadas para decorar

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite condensado com as gemas, o açúcar e o chocolate em pó e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desprender da panela (cerca de dez minutos). Acrescente as nozes, misture bem e retire do fogo. Despeje a massa em um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e reserve. Derreta o foudant em banho-maria, até ficar com consistência cremosa. Pingue água, se necessário. Coloque os docinhos no foudant, retire com o auxílio de um garfo e escorra o excesso. Decore-os com um pedacinho de noz. e coloque o docinho sobre uma superfície para secar.   Congelamento

Se desejar, congele os docinhos antes de banhá-los. Para isso, disponha-os em camadas, em uma embalagem de plástico rígido, separados por filme plástico. Cubra com filme plástico e feche bem a embalagem. Etiquete e leve ao freezer ou duplex por até três meses. Para descongelar, retire-os da embalagem e deixe-os em temperatura ambiente por cerca de quatro horas. A seguir, banhe-os na calda de caramelo ou foudant.

Rendimento: 35 docinhos

Tempo de preparo: 40 minutos

veja também