Camarão Empanado: Lig-Lig ensina a preparar um dos pratos mais pedidos em suas lojas

Camarão Empanado: Lig-Lig ensina a preparar um dos pratos mais pedidos em suas lojas

Atualizado: Terça-feira, 23 Setembro de 2008 as 12

Camarão Empanado é uma das entradas prediletas de quem freqüenta as lojas Lig-Lig ou de quem solicita os pratos da marca pelo sistema de delivery. Crocantes por fora e macios por dentro, os camarões são grandes e podem também ser consumidos como prato principal. "Quem prova uma vez, não resiste!", garante Thomas Liu, diretor da empresa. É ele quem ensina a preparar o prato:

Camarão Empanado Lig-Lig

Ingredientes:

4 camarões grandes (frescos ou descongelados) limpos, sem as vísceras ou cabeça 1 pitada de sal 1 pitada de glutamato monossódico (Aji-no-moto) Massa para empanar: 250 g de farinha de trigo 250 ml de água 1 ovo 1 colher (sopa) fermento em pó 3 colheres (sopa) de óleo Numa tigela, bater todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Finalização:

cebolinha verde a gosto 1 pitada de sal 1 pitada de glutamato monossódico Modo de preparar:

Limpar o camarão e retirar as vísceras. Temperar com sal e glutamato monossódico. Preparar a massa de empanar misturando muito bem todos os ingredientes. Empanar os camarões temperados passando-os na massa até que fiquem completamente envolvidos. Fritar em óleo quente e deixar escorrer bem para retirar o excesso de óleo. Colocar uma panela no fogo baixo, acrescentar os camarões já fritos, o sal, o glutamato monossódico e mexer rapidamente. Desligar o fogo e salpicar cebolinha em rodelas. Dicas da Lig-Lig para comprar e limpar o camarão corretamente:

Tome alguns cuidados antes de comprar o camarão: esse é um alimento que pode causar intoxicação alimentar, já que perece rapidamente. Quando for escolher o camarão, verifique se o corpo está firme, a cabeça fixa ao corpo, a casca consistente e presa ao corpo. Verifique a cor do camarão e não o compre se a parte que une a cabeça ao corpo está escura. Preste atenção ao cheiro: o camarão tem um cheiro característico, mas quando está em processo de decomposição cheira a amoníaco. É preferível comprar o camarão natural, já que é mais difícil avaliar a condição do produto quando ele vem limpo.

Para facilitar a limpeza do camarão, coloque-o alguns minutos de molho na água com vinagre ou limão. Retire a cabeça com a ajuda de uma faca. Corte a 'barriga' do camarão no sentido vertical, retire as cascas e as pernas. Em seguida, segure a cauda do camarão, caso deseje removê-la, e puxe o corpo com cuidado. Pegue um palito de dentes e retire a tripa do camarão, inserindo o palito pela extensão da linha que aparece pelo corpo. Utilize o produto o mais rápido que conseguir.

Caso opte pelo camarão congelado, compre-o limpo, sem cabeça e sem as cascas, em um local de sua confiança. Ele não deve apresentar cheiro e você deve usá-lo assim que ele for descongelado.

veja também