Canja é a receita do dia.

Canja é a receita do dia.

Atualizado: Sexta-feira, 7 Outubro de 2011 as 8:38

A receita é da chef Renata Abdalla, proprietária e professora do Basicamente Simples, empresa que promove cursos e comercializa pratos congelados.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

  1 peito de frango com pele e com osso (se preferir pode substitua por 4 sobrecoxas)  200 gr de coração de frango já bem limpo (opcional)  100 gr de moela (opcional)  100 gr de fígado de galinha (opcional)  2 tomates sem pele picado  1 cebola grande (ou 2 pequenas) picadinha  2 cenouras médias descascadas e raladas fininho  ½ xícara de salsinha picada  Agua suficiente para cobrir os ingredientes na panela  Sal e pimenta do reino a gosto  1 xícara de arroz cru (ou duas xícaras de arroz já cozido)  2 cubos de caldo de galinha, se necessário*

* Se você optar por não usar os miúdos da galinha (coração, moela e fígado), é melhor usar o caldo, para dar mais sabor à canja. Se você utilizar essas carnes, então prove a canja durante o preparo e vá adicionando o caldo de galinha aos poucos, apenas se achar que precisa realçar o sabor. Aí vai do gosto pessoal.

Modo de Preparo:

 Retire metade da pele do frango e limpe bem as bordas dele para que o caldo não fique muito gorduroso. Mas é importante não tirar toda a pele, pois ela dá sabor.  Coloque todos os ingredientes, exceto o arroz, numa panela de pressão. Adicione água fria até cobrir e ultrapassar todos os ingredientes em uns cinco centímetros de altura. Leve ao fogo alto até pegar pressão.  Em fogo baixo, cozinhe por aproximadamente 20 a 30 minutos. Retire o frango, o coração, a moela e o fígado. Se quiser utilizar uma panela normal, o procedimento é parecido, apenas mais demorado. Você vai por a panela primeiro em fogo alto e, assim que a água ferver, baixe o fogo. Deixe cozinhar por 45 minutos a 1 hora, com a panela fechada, em fogo baixo. Use uma panela de tamanho suficiente para cobrir os ingredientes com a água, mas de modo que ela não chegue perto da borda, para não transbordar.  Depois que você cozinhou e separou as carnes, reserve o caldo com o restante dos ingredientes.  Desfie o frango em pedaços pequenos, de forma que ele não fique muito fino para não desmanchar por completo.  Limpe as moelas, retirando as duas partes de gordura que separam a carne em três gomos. Reserve a carne limpa e desfiada.  Volte o caldo para o fogo e, ao fervê-lo, adicione o arroz, mantendo a tampa da panela aberta. Cozinhe por 15 a 20 minutos ou até que o arroz esteja macio. Se o arroz já estiver cozido, é só adicioná-lo ao caldo.  Experimente o caldo e, se estiver faltando sabor, adicione os cubos de caldo de galinha, um de cada vez, experimentando também para que não fique forte demais.  Coloque todas as carnes de volta ao caldo e sirva bem quente com um pouco de parmesão polvilhado por cima.  Dica final: algumas gotas de limão deixam o sabor da canja incrível.

veja também