Capacitação para pizzaiolos em BH

Capacitação para pizzaiolos em BH

Atualizado: Quarta-feira, 9 Dezembro de 2009 as 12

Tradição e versatilidade. Assim podemos definir um dos pratos mais consumidos no Brasil, a pizza. Somos o segundo país que mais consome este prato no mundo, ultrapassando até mesmo os italianos.  

A pizza tem como base dois ingredientes fundamentais nas receitas da culinária mediterrânea, o pão e o azeite. Mas, ao mesmo tempo, pode ser feita com uma grande variedade de alimentos: vegetais, carnes, frutos do mar, conservas, embutidos, queijos e ervas. Para isso, basta o pizzaiolo ter criatividade e capacitação para combinar da melhor forma os ingredientes

Atualmente, estima-se que só na cidade de São Paulo sejam comercializados um milhão e quinhentos mil discos de pizza por dia. O alto índice de consumo se repete em todo o Brasil. A estimativa de crescimento deste negócio é na ordem de 20% ao ano.

Devido a esse sucesso, e ao contínuo crescimento deste segmento, o mercado tem dificuldade em encontrar e formar mão-de-obra qualificada para atuar na produção das pizzas.

Para ser um bom pizzaiolo é necessário, além do gosto pela gastronomia, ter concluído cursos que ofereçam noções completas de todos os processos para se fazer uma pizza com qualidade e economia. Esses cursos podem ser técnicos ou de qualificação e aperfeiçoamento de técnicas alimentícias, envolvendo aprendizado sobre os produtos manufaturados e industrializados, relação com o meio ambiente, produção de alimentos etc.

Sempre atento às exigências do mercado gastronômico do país, o Cida Gomes Atelier Culinário (Rua do Ouro, 696 Serra - BH/MG) oferece o curso "Capacitação para pizzaiolos", com o objetivo de qualificar os profissionais com interesse em conquistar uma vaga neste mercado.

O curso será ministrado pelo chef Paul Nielsen, nos dias 7, 14, 21 e 28 de dezembro (segundas-feiras), às 18h.

Com um investimento de 190 reais, o profissional aprenderá: origem e evolução da pizza na gastronomia; o que é ser pizzaiolo; principais atividades; áreas de atuação e especialidades; noções básica de higiene; compra, recebimento e armazenamento dos produtos; preparo e conservação de frios e recheios; pesagem da massa por tamanhos; queijos utilizados; tipos de massas; tipos de pizzas; equipamentos e utensílios;  elaboração de fichas técnicas; combinações de recheios; opções de bordas e de molhos.

Segundo Cida Gomes, Personal Chef e proprietária do Atelier, o Atelier Culinário, com seis anos de atuação no mercado mineiro, está sempre preocupado em promover o mercado de gastronomia. Não só com cursos de culinária para leigos como também capacitar profissionais para atuar no ramo. "O Atelier vem se posicionando no mercado mineiro como uma referência na promoção de cursos de culinária. São seis anos de dedicação capacitando todos os profissionais envolvidos nos assuntos de gastronomia. Nossa meta é aprimorar o setor, inovando cardápios, criando produtos e, principalmente, desenvolvendo mão-de-obra. Queremos lançar o que há de melhor e de novo no mercado", afirma.

Paul Nielsen é cozinheiro formado pelo SENAC-MG e atende empresas, festas em geral, buffets, almoços e jantares, churrascos com amplo leque de cardápios da cozinha internacional, nacional e regional. Com criatividade e habilidade aprendida na prática, desenvolve ornamentação com entalhamento e esculturas em frutas, legumes e manteiga.

ROTEIRO GASTRONOMIA: Curso "Capacitação para Pizzaiolo", Data: 7, 14, 21 e 28 de dezembro (segundas-feiras) // Horário: 18h

Contatos: Contatos: (31) 3086-2182 // Preço: 190 reais

Local: Cida Gomes Atelier Culinário - Rua do Ouro, 696 Serra - BH/MG

veja também