Cardápio para evitar pedra nos rins

Cardápio para evitar pedra nos rins

Atualizado: Segunda-feira, 29 Novembro de 2010 as 3:45

Mudar a dieta pode, sim, prevenir o aparecimento dos temidos cálculos renais. Dados estatísticos apontam que metade desse grupo poderá vir a ter um novo cálculo dez anos após a ocorrência anterior.

Para fugir da reincidência, vale incorporar ao cardápio diário alimentos que ajudem a eliminar o oxalato de cálcio, matéria-prima do famigerado cálculo renal, ou ainda aqueles que ajudam a ficar o cálcio. Assim você pode driblar as pedras, tirando-as do seu caminho.

Consuma

- Verduras cheias de fibras e viamina B6, como couve e repolho. Elas ajudam a eliminar o oxalato de cálcio.

- Alimentos ricos em magnésio, como os cereais integrais, auxiliam na prevenção dos cálculos porque o mineral fixa nos ossos o cálcio, que fortalece o esqueleto, em vez de se acumular nos rins.

Evite:

- Alimentos que aumentam a eliminação de cálcio pela urina, elevando o risco de ele estacionar nos rins. É o que acontece quando consumimos sal em excesso — mais de 6 gramas por dia.

- Existem ainda itens que têm o próprio oxalato na sua composição, caso do espinafre e do chá preto.

- Tenha cautela com as carnes vermelhas, ricas em proteínas. Elas induzem o organismo a retirar o cálcio dos ossos e adivinhe onde ele vai parar? Isso mesmo, nos rins.

Beba muita água:

O líquido aumenta a movimentação das partículas de oxalato no corpo e diminui o risco de elas pararem nos rins. mas, se você estiver sentido cólicas, a água irá distender os canais do órgão que estão obstruídos e irradiar ainda mais a dor.

O ideal seria tomar entre 2 e 3 litros por dia.

veja também