Chef Cida Gomes ensina os segredos do preparo de bacalhau no Atelier Culinário 40MG41

Chef Cida Gomes ensina os segredos do preparo de bacalhau no Atelier Culinário 40MG41

Atualizado: Quinta-feira, 26 Novembro de 2009 as 12

Dos mares frios do norte do planeta às mesas tropicais do Brasil, o bacalhau é um peixe nobre, nutritivo e muito apreciado nas receitas da cozinha internacional, principalmente a portuguesa. É ele o ingrediente principal do curso "Receitas de Bacalhau", que acontece no dia 26 (quinta-feira), às 19h, no Cida Gomes Atelier Culinário (Rua do Ouro, 696 Serra - BH/MG).

Mundialmente apreciado, o bacalhau é milenar. Existem registros de fábricas para processamento do pescado na Islândia e na Noruega, já no Século IX. Esse processo de curar, salgar e secar o peixe veio da necessidade do povo Viking de conservar o alimento pelo maior tempo possível.

Segundo a Chef Cida Gomes, o bacalhau foi uma revolução na alimentação. "Na época, os alimentos estragavam pela precária conservação e sua comercialização era limitada. O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua perfeita conservação, mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar. A carne do bacalhau ainda facilitava a sua conservação, devido ao baixíssimo teor de gordura e à alta concentração de proteínas", destaca Cida.

A Chef ainda explica que são cinco os peixes que podem ser transformados em bacalhau. "O primeiro é o Cod Gadus Morhua, o Bacalhau do Atlântico Norte, considerado o legítimo bacalhau. A seguir, vem o Saithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgados e secos. O quinto é o Cod Gadus Macrocephalus, o Bacalhau do Pacífico ou do Alaska", completa ela.

No curso, Cida Gomes ensina aos alunos diferentes formas do preparo do pescado, como: Bacalhau ao molho de palmito; Bacalhau Gratinado e a  Bacalhoada tradicional. O investimento é 250 reais.

Quem ministra o curso é a própria Cida Gomes, professora de culinária, formada pelo SENAC como cozinheira profissional. Além disso, é também Personal Chef, consultora em gastronomia e de proprietária e chef de Cozinha do Cida Gomes Atelier Culinário.

ROTEIRO GASTRONOMIA: Curso "Receitas de Bacalhau", Data: 26 de novembro (quinta-feira) // Horário: 19h

Contatos: (31) 3086-2182 // Preço: 250 reais

Local: Cida Gomes Atelier Culinário - Rua do Ouro, 696 Serra - BH/MG

veja também