Chef Matías Palomo realiza Semana Gastronômica do Chile em São Paulo

Chef Matías Palomo realiza Semana Gastronômica do Chile em São Paulo

Atualizado: Segunda-feira, 25 Agosto de 2008 as 12

O chef Marcelo Pinheiro, do restaurante Tarsila, está compartilhando sua cozinha com o premiado Matías Palomo, proprietário do Sukalde, de Santiago, que veio a São Paulo para realizar a Semana Gastronômica do Chile entre os dias 27 e 30 de agosto, realizada pelo hotel InterContinental São Paulo. Em parceria com o ProChile, o evento mostrará a tradicional gastronomia chilena.

Eleito o melhor chef de 2007, em março deste ano, pelos críticos gastronômicos chilenos, Matías Palomo, 30, acumula em sua trajetória passagens por estabelecimentos três estrelas Michelin, como os espanhóis Arzak e El Bulli, escolhido o melhor do mundo pelo terceiro ano consecutivo, pela Restaurant Magazine. Adepto da gastronomia molecular de Ferran Adrià, Palomo traz ao Brasil algumas das iguarias que serve na capital chilena."Vou preparar pratos típicos da culinária tradicional com produtos chilenos. Faço cozinha de autor, uma combinação de técnicas, cores e sabores", afirmou Matías, que fez questão de já fazer uma incursão pelo Mercado Municipal.

O cliente terá a possibilidade de degustar pratos da cozinha inspirada na tradição indígena mapuche como: pastel de choclo, timbale de centolla (caranguejo-gigante), chuleta de cordeiro com molho de tomate picante e sopa de marisco. Entre as sobremesas que poderão ser saboreadas estão as empanadas de maçã, torta milhojas e mousse de frutas vermelhas. Para acompanhar a degustação, um quarteto de cordas composto por músicos da Osesp executará canções chilenas com arranjos do maestro Victor Hugo Toro, regente-assistente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O ProChile promoverá pela primeira vez em São Paulo as Semana do Chile, que inclui atividades como "Sabores de Chile", almoço-degustação dirigido a profissionais do setor enogastronômico, também realizado no InterContinental São Paulo; seminários e rodadas de negócios com mais de 20 empresas de diversos setores na sede da Fiesp; Mostra e Degustação de Vinhos Chilenos, com a participação de mais de 40 vinícolas; Festival de Cinema Chileno no Reserva Cultural e Mostra "Mapuche: Povo e Cultura Viva" no Memorial da América Latina. Os eventos recebem o apoio da Embaixada do Chile no Brasil e do Consulado Geral.

O InterContinental São Paulo segue com a viagem pela gastronomia mundial em setembro e outubro, quando serão realizados os festivais peruano e tcheco, respectivamente.

Sobre o restaurante Tarsila

Localizado no lobby do InterContinental São Paulo, o restaurante Tarsila é comandando pelo chef Marcelo Pinheiro, que utiliza sofisticadas técnicas francesas para preparar pratos da alta gastronomia,  com ingredientes tipicamente brasileiros. No comando de uma equipe formada por 32 profissionais, tem como objetivo manter o alto padrão gastronômico e sempre inovar no menu e na apresentação dos pratos, como o Menu Trilogia, que oferece com criatividade a experimentação de três diferentes sabores em cada uma das quatro etapas da sua apresentação, sempre no jantar.

Sobre o chef Marcelo Pinheiro

Marcelo Pinheiro tem mais de 15 anos de experiência à frente de grandes restaurantes de hotéis nacionais e internacionais e assumiu o comando do Tarsila em 2005. No ano passado, foi o único representante do Brasil no maior evento gastronômico mundial, o Bocuse D?Or, em Lyon, França, que recebeu participantes de apenas 24 países. Em 2003, venceu o Azteca, concurso culinário latino-americano realizado no México.

Sobre o ProChile

O ProChile, Escritório de Promoção de Exportações, é uma agência que pertence a Direção Geral de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores do Chile. As tarefas desenvolvidas por este organismo têm o objetivo essencial de aprofundar e projetar a política comercial do país.

Serviço:

Semana Gastronômica do Chile

Data: De 27 a 30 de agosto de 2008

Local: Restaurante Tarsila, no InterContinental São Paulo

Endereço: Al. Santos, 1.123 - Cerqueira César

Valor: R$ 95 por pessoa, com uma taça pisco sour inclusa e outras bebidas à parte. Crianças até 5 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam 50% do valor

Horário: Das 19h às 23h

Cartão de Crédito: Todos, exceto Hipercard

Estacionamento: R$ 8 por 3 horas para clientes do Tarsila

Informações e Reservas: (11) 3179-2555

veja também