Chefs ensinam receitas simples e saborosas para quem vai acampar

Chefs ensinam receitas simples e saborosas para quem vai acampar

Atualizado: Segunda-feira, 10 Janeiro de 2011 as 4:23

Vai acampar nessas férias? Para não comer só miojo, pão com salsicha e atum, aprenda duas receitas fáceis, que levam só "ingredientes de camping" e que vão deixar seus amigos surpresos – e agradecidos!

André Castro, chef do restaurante paulistano D'Olivino, ensina a fazer um penne all'arrabbiata con salsiccia e oliva, ou seja, alta gastronomia no meio do mato. Palavra de escoteiro, ou de quem já acampou muito na Chapada Diamantina (BA) e na Chapada dos Veadeiros (GO). "Todos os ingredientes se conservam bem, o preparo é feito numa única panela e é bem simples de fazer", diz, e lembra que o fogãozinho de uma boca pode ser trocado por uma simples fogueira, caso o material da panela suporte a temperatura.

Luís Serra, subchef do restaurante O Pote do Rei – comandado por William Ribeiro –, também já é veterano em acampamentos. Principalmente quando morava em Cascais, em Portugal. "Eu amo grão-de-bico. É uma receita muito simples, saborosa e fácil de se fazer. Além de tudo, ainda sustenta", conta. Veja como preparar os pratos:

PENNE ALL'ARRABBIATA CON SALSICCIA E OLIVA

(Penne ao molho rústico de tomate picante com calabresa e azeitonas)

Como fica:

Rendimento:

4 porções

Ingredientes:

400g de penne 1 lata de pomodoro pelati (tomate italiano descascado e conservado em seu próprio suco) 1 linguiça calabresa 100g de azeitonas sem caroço 3 dentes de alho cortados em finas lâminas 1/2 de cebola finamente picada 1 pimenta dedo-de-moça Parmesão italiano - opcional Azeite de oliva Orégano Açúcar Sal e pimenta do reino

Como faz:

Fatie a linguiça calabresa e deixe separada num cantinho. Pique a pimenta retirando as sementes (se quiser menos picante) e reserve também. Abra a lata do pomodoro pelati e, com a faca, corte um pouco os tomates ainda dentro da lata. Aqueça o azeite numa panela na qual depois vá caber a massa, frite a calabresa e, após alguns minutos, junte a cebola e o alho. Assim que desprender o aroma, coloque as azeitonas, o pomodoro pelati, um pouco de água e a mistura de sal, açúcar, pimenta-do-reino e orégano. Adicione a massa e deixe-a cozinhar dentro do próprio molho. Tome bastante cuidado com a consistência do molho, caso ele encorpe muito durante o cozimento da massa. Ponha um pouco de água sempre que necessário. No meio do cozimento, junte a pimenta picada e, assim que a massa estiver al dente, chame os amigos e sirva polvilhada com o parmesão.

Dicas

• Dê preferência às massas de marcas italianas;

• Você pode fazer em casa uma mistura de sal, pimenta-do-reino, orégano, açúcar e já levar ensacados juntos numa única embalagem;

• Coloque o azeite em pequenos frascos, similares àqueles de xampu de hotel. Diminui o volume e, consequentemente, o peso;

• Retire as azeitonas do vidro, drene-as um pouco e leve-as ensacadas. Plástico pesa menos que o pote de vidro na mochila;

• Rale o parmesão em casa e leve ensacado. Não utilize queijo ralado de saquinho, pois nem parmesão é;

• Folhas frescas de manjericão combinam muito bem com o prato.

SALADA DE GRÃO DE BICO COM ATUM

Como fica:

Rendimento:

6 porções

Ingredientes:

1kg de grão-de-bico cozido 2 cebolas roxas 1 pimenta dedo-de-moça 3 latas de atum cozido 1 ramo de salsinha 5 ovos (facultativo) 30ml de azeite 10 ml de vinagre Sal a gosto Pimenta a gosto Como faz:

Escorra a água da conserva do atum e do grão de bico. Amasse o atum com um garfo e misture com os grãos. Descasque e pique as cebolas em cubinhos, deixe-as em água gelada por alguns minutos para tirar o ardor. Pique a salsinha e a pimenta e adicione junto com a cebola a mistura de grão-de-bico e atum. Cozinhe o ovo, descasque, corte em gomos e reserve. Tempere a salada com sal, pimenta, vinagre e azeite (nesta ordem, senão o azeite impede os outros temperos de grudarem nos alimentos) e misture tudo muito bem. Por fim, decore com os ovos. Se possível, deixe a salada no refrigerador até servir.

veja também