Churrasquinho grego, não. É kebab

Churrasquinho grego, não. É kebab

Atualizado: Segunda-feira, 25 Outubro de 2010 as 11:35

Ele nasceu na Turquia com o nome de kebab – que, numa tradução livre para o português, seria algo como carne assada no espeto. Popularizou-se no Oriente Médio e nos Bálcãs ganhando versões próprias em cada região. Por aqui, a receita ficou conhecida como um sanduíche trash, comumente vendido a preços módicos nos centros das cidades. Quem nunca viu aqueles espetos giratórios, apelidados de churrasquinho grego?

Pois, há alguns anos, ele passou a ser preparado com muito mais capricho em casas especializadas. Assim como o temaki, receita japonesa de rua que virou febre no Brasil, o kebab veio para ficar. "Há três anos não se encontrava uma kebaberia especializada em São Paulo. Hoje, já temos pelo menos uma dezena delas", conta Carlos Souccar, proprietário da paulistana Babek, em Moema.

O status de lanche descolado também se deu graças à variedade de recheios. "Na Turquia, reina o de cordeiro por causa da abundância e da tradição dessa carne na região", explica Souccar. Do lado de cá, vale quase tudo: frango e carne bovina, embutidos e até opções vegetarianas. O pão usado na receita varia entre os do tipo sírio, pita ou folha.

Para quem não tem um espeto giratório em casa, Souccar explica um jeito mais simples de preparar a carne de cordeiro: "Basta assar a peça de carne inteira no forno comum e depois cortar em fatias finas". Os outros ingredientes podem ser facilmente encontrados em empórios árabes. Há também a opção do kebab recheado com falafel, um bolinho frito feito com pasta de grão de bico. Confira as duas receitas abaixo.

Kebab de cordeiro

Ingredientes

Carne

1 peça de paleta de cordeiro 1/3 de xícara (chá) de cebola 1/3 de xícara (chá) de salsinha Pimenta síria e do reino a gosto Cominho e coentro em grãos a gosto Cravo da índia e canela a gosto

Kebab

1 pão do tipo folha 1/3 xícara (chá) de pepino fresco ou em picles 1/3 xícara (chá) de repolho roxo 1/3 xícara (chá) de tomate 1 colher (sopa) de pasta de grão de bico 1 colher (sopa) de molho tahine 100g de cordeiro assado e picado em fatias Alface romana e molho tahine a gosto Modo de preparo

Carne

Marine a carne por 8 horas com a cebola, a salsinha, as pimentas e os demais temperos. Depois desse período, asse a carne no forno por 2 horas, até ficar ao ponto. Corte a paleta em tiras finas. Reserve.

Kebab

Dobre o pão ao meio e apare as bordas. Passe a pasta de grão de bico. Adicione os tomates, o pepino e o repolho. Coloque o cordeiro e regue com o molho tahine. Coloque a alface romana aberta por cima e enrole o kebab. Passe pela chapa rapidamente e sirva.

Kebab de falafel

Ingredientes

Falafel

100g de grão de bico 50ml de molho tahine Pimenta síria e do reino a gosto 50ml de azeite ½ xícara (chá) de salsinha 1 xícara (chá) de cebola picada Coentro e cominho em grãos moídos a gosto Cravo da índia e canela a gosto

Kebab

1 pão do tipo folha 1/3 de xícara (chá) de pepino fresco ou em picles 1/3 xícara (chá) de repolho roxo 1/3 xícara (chá) de tomate 1 colher (sopa) de pasta de grão de bico 3 bolinhos de falafel Alface romana e molho tahine a gosto

Modo de preparo

Falafel

Hidrate o grão de bico em água por 24 horas. Centrifugue até virar farelo. Adicione a salsinha e a cebola picada. Junte os demais temperos. Faça doze bolinhos e frite. Reserve.

Kebab

Dobre o pão ao meio e apare as bordas. Passe a pasta de grão de bico. Adicione os tomates, o pepino e o repolho. Adicione os bolinhos, regue com o molho tahine. Coloque a alface por cima e enrole o kebab. Passe pela chapa rapidamente e sirva.

veja também