Colomba recheada de baba de moça coberta de nozes

Colomba recheada de baba de moça coberta de nozes

Atualizado: Segunda-feira, 3 Março de 2008 as 12

Ingredientes

1 Colomba gotas de chocolate (500g);

1 e 1/2 xícara (chá) de nozes moídas (150g);

1 xícara (chá) de açucar;

1/2 xícara (chá) de água;

1 vidro de leite de coco (200ml);

8 gemas

Modo de preparo

Baba de Moça:

1. Leve ao fogo alto o açucar e a água e cozinhe até obter uma calda em ponto de bala mole. Abaixe o fogo e acrescente o leite de coco. Misture bem. Retire do fogo e reserve até esfriar.

2. Acrescente gemas passadas pela peneira. Volte novamente ao fogo baixo, mexendo sempre até encorpar.

Montagem

1. Retire a colomba da fôrma de papel.

2. Corte a colomba ao meio no sentido horizontal.

3. Recheie a colomba com metade da quantidade de baba de moça. Cubra a superfície e as laterais da colomba com o restante da baba de moça. Salpique com nozes toda a colomba.

Rendimento: 10 a 12 porções.

Tempo de Preparo: 15 minutos

Tempo de Cozimento: 25 minutos.

Dicas:

A melhor maneira para cobrir a colomba com as nozes é espalhar a baba de moça primeiramente só pelas laterais. Coloque as nozes moídas numa assadeira. Passe as laterais da colomba "rolando" pelas nozes moídas. Espalhe a baba de moça pela superfície e salpique as nozes por cima. Para triturar as nozes: use a tecla pulsar repetidas vezes, até obter nozes bem moídas (usando o batimento contínuo as vezes podem rançar). Ponto de bala mole: cerca de 15 minutos depois de a calda entrar em fase de cozimento, retire um pouco de calda com uma colher molhada em água. Mergulhe os dedos em água fria e retire um pouco a calda da colher para formar uma bola, que deverá ser elástica. Variação: antes de rechear, umedeça a colomba com vinho.

veja também