Coloque a mão na massa e prepare trança de peru

Coloque a mão na massa e prepare trança de peru

Atualizado: Quinta-feira, 14 Outubro de 2010 as 3:50

Quem olha para a bela trança de peru pronta imagina que deve dar um trabalhão para fazê-la. Mas não é preciso experiência no preparo de pães para aprender esta receita, que precisa de pouco mais de uma hora para ser concluída e rende quatro baguetes.

É possível variar o recheio de acordo com a sua imaginação. Como sugestão, além do peito de peru, experimente as versões de quatro queijos e de tomate seco e muçarela de búfala.

Pronto para colocar as mãos na massa:

Ingredientes

Massa

10 g de fermento biológico instantâneo 7 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de açúcar 100 g de manteiga em temperatura ambiente 1 colher (sopa) de azeite 1 ¾ xícaras (chá) de água 1 colher (chá) de sal Óleo para untar a forma

Recheio

2 cebolas grandes em fatias finas 2 colheres (sopa) de azeite 300 g de peito de peru defumado em cubos pequenos 300 g de queijo meia-cura ralado 3 colheres (chá) de orégano

Modo de preparo

Massa

Dissolva o fermento em meia xícara (chá) de água. Em uma vasilha grande, misture o fermento com a farinha. Junte o açúcar, 1 ¾ xícara (chá) de água, manteiga, azeite e sal e sove até formar uma massa lisa e macia, o que leva cerca de dez minutos. Em seguida, unte um refratário grande com óleo e deixe a massa descansar por cerca de meia hora, coberta com um papel-filme ou um pano limpo.

Recheio

Enquanto a massa estiver crescendo, prepare o recheio. Refogue a cebola no azeite e junte o peito de peru. Desligue o fogo, acrescente o queijo e o orégano e deixe esfriar.

Montagem

Divida a massa em duas partes iguais, polvilhe farinha em uma superfície e, com um rolo, abra em um retângulo de 60 cm x 30 cm com cerca de 0,5 cm de espessura. Divida o recheio em duas partes iguais e distribua-o sobre toda superfície das massas. Enrole-as como um rocambole (com bastante firmeza). Depois, corte cada rocambole ao meio, formando quatro baguetes, e coloque-as com cuidado em uma assadeira untada com óleo. Corte cada pão ao meio, no sentido do comprimento, sem separar cada parte completamente (deixe cerca de 4 cm de ponta sem cortar).

Trance as duas partes de cada baguete até a ponta (enrole uma na outra para ter uma "trança de duas pontas"). Deixe crescerem cobertas com um papel-filme até dobrarem de tamanho (por cerca de 30 minutos). Leve ao forno, preaquecido, a 180ºC, por cerca de 35 minutos, ou até que as tranças fiquem douradas.

veja também