Começou o 5º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento, na BA

Começou o 5º Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento, na BA

Atualizado: Terça-feira, 21 Julho de 2009 as 12

A Bahia promove, em julho, a 5ª edição do Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento. Entre os dias 18 e 31, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte serão palcos de uma extensa programação de cultura e gastronomia no evento que homenageia a "certidão de nascimento do Brasil".

O evento reúne roteiros de praia, cultura e gastronomia, com participação de 30 restaurantes da cozinha brasileira e internacional e pratos criados para o evento com preços diferenciados, além de eventos como Escola de Gastronomia, Maior Moqueca do Mundo, e Desafios dos Chefs, ou o concurso "O Melhor do Festival".

Em Porto Seguro, é montado na Passarela do Álcool uma Escola Gastronômica, com oficinas, palestras e cursos ministrados pelo Senac. Já para a "Maior Moqueca do Mundo" que em 2008 seviu 500 crianças da rede pública, este ano pretende servir mais 1.500 convidados. Ao todo, em 2008 o número de pratos vendidos no festival passou de 9 mil.

No encerramento, o público conta com o Desafio dos Chefs, que acontece numa casa de shows de Porto Seguro, e onde dois ou mais chefs se enfrentam numa brincadeira, com a cozinha montada no palco, na produção de um prato com ingredientes que eles conhecerão na hora. É o público quem julga o melhor.

Em 2009, o Festival faz uma homenagem à carta enviada por PERO VAZ DE CAMINHA ao El Rei D. Manuel em 1.500, comunicando o fato da "descoberta" do Brasil. O lançamento oficial do 5º Festival aconteceu em abril, em almoço na Casa de Portugal de São Paulo. Para conferir a programação completa, acesse o site www.festivalgastronomico.com.br.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também