Comemore o dia do macarrão; confira receitas

Comemore o dia do macarrão; confira receitas

Atualizado: Terça-feira, 25 Outubro de 2011 as 1:23

Senhoras e senhores, hoje, dia 25 de outubro, é dia do macarrão! E eu não podia deixar de prestar essa homenagem e esse prato tão apreciado. Uma pesquisa da ONG Oxfam mostrou que as massas são o tipo de prato preferido em todo o mundo.

Para comemorar a data, vou ensinar duas receitas deliciosas e facílimas de espaguete. Gosto muito das duas e já fiz essas receitas várias vezes. Testei-as ontem lá em casa pra anotar direitinho as quantidades e chegamos à conclusão de que o espaguete à carbonara, que leva bacon e ovo, ficou mais gostoso.

Não gosta de bacon? É vegetariano? Sem problemas. Pra você a sugestão é um delicioso espaguete ao pesto, com manjericão, nozes e parmesão. Sei que a receita original leva pinolis, mas costumo fazer com nozes. Algumas pessoas não gostam, pois acham o sabor das nozes muito forte. Nesse caso, pode substituí-las também por castanha do Pará.

As receitas são para uma porção muito bem servida. Ótima pedida para quem mora sozinho e tem preguiça de cozinhar para uma pessoa só. Se não estiver com muita fome pode reduzir um pouco as quantidades. Não tem desculpa para não fazer, é muito fácil!

E você, qual prefere?

* ESPAGUETE À CARBONARA *

Ingredientes:

 125g de espaguete (1/4 de um pacote)  2 colheres de sopa de azeite  1 colher de sopa bem cheia de bacon picado  ¼ de xícara de creme de leite  1 ovo  1 colher de chá de sal  Queijo parmesão de boa qualidade ralado a gosto  Salsinha (opcional)

Modo de fazer:

- Coloque cerca de 120ml de água para ferver. Acrescente o sal. Quando a água ferver, coloque o espaguete na panela. Cozinhe até ficar al dente, ou seja, macio mas não muito mole. - Numa outra panela, aqueça o azeite. Junte o bacon e frite até ficar dourado, bem crocante. -Assim que escorrer o espaguete, jogue o ovo dentro da panela e misture bem. O calor da massa vai cozinhar o ovo. Junte o bacon frito, com a gordura da panela, o creme de leite e misture bem. Salpique queijo a gosto. Você pode acrescentar um pouco de salsinha picada, se quiser.

*   ESPAGUETE AO PESTO   *

Ingredientes:

 125g de espaguete (1/4 de um pacote)  ½ xícara de folhas de manjericão  ¼ de xícara de nozes (ou pinolis, um tipo de pinhão, ou castanha do Pará)  1/3 de xícara de azeite  1 dente de alho  Queijo parmesão de boa qualidade ralado a gosto

Modo de fazer:

- Cozinhe o espaguete como mostrado na receita anterior. - Pique as folhas de manjericão, triture as nozes e amasse o alho. Misture tudo com o azeite e vá juntando o queijo aos poucos. Se você tiver um pilão melhor ainda, amasse todos os ingredientes com ele. - Assim que escorrer a massa, junte o molho e sirva imediatamente.

veja também