Comida de festa para diabéticos

Comida de festa para diabéticos

Atualizado: Segunda-feira, 20 Dezembro de 2010 as 12:45

O diabetes pode ser definido como um conjunto de distúrbios que resultam em altas taxas de glicose circulando pelo sangue. Isso acontece por causa de algum defeito relacionado produção ou ação da insulina, que é o hormônio responsável por encaminhar toda essa glicose para dentro das células, onde é transformada em energia.

De acordo com João Felipe Mota, diretor geral do Instituto de Nutrição e Ciências da Saúde (INECS), de Campinas (SP), os diabéticos podem consumir todos os alimentos, desde que não abusem das quantidades. Dessa forma, não há perigo de passar por um episódio de hiperglicemia, com sintomas como sede, dor de cabeça, náuseas, etc.

“O ideal é que os pratos sejam elaborados de forma bem saudável. Ou seja, deve-se evitar ingredientes gordurosos e ricos em açúcar. O salpicão, por exemplo, pode ser preparado com maionese light em vez da tradicional. O bolo de frutas pode levar farinha de trigo integral e o panetone trufado pode ser substituído por um diet, feito com frutas”, indica. Confira duas receitas saudáveis para a ceia natalina.

Lombo ao molho de tangerina

Ingredientes

1 lombo de porco 6 laranjas tangerinas 15 laranjinhas kinkan 1/2 xícara (chá) de água 1/2 xícara (chá) de adoçante para culinária Sal, alho, cebola, folhas de louro, limão, pimenta-do-reino a gosto para tempero

Preparo

Deixe o lombo marinando por quatro horas na mistura de sal, alho moído, louro, caldo do limão, pimenta-do-reino e rodelas de cebola. Em uma panela, coloque a água e o adoçante e misture até dissolver. Leve ao fogo alto e não mexa mais. Quando dourar, abaixe o fogo e adicione as laranjinhas kinkan. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Esprema as tangerinas e coe o suco. Retire o lombo da marinada e descarte o caldo com os temperos. Em uma assadeira pequena, disponha o lombo, regue com o suco de laranja e disponha as laranjinhas kinkan carameladas. Leve ao forno por aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Retire do forno, corte o lombo em fatias e transfira para uma travessa. Regue com o molho de laranja que se formou na assadeira. Decore com as laranjinhas kinkan. Sirva quente.

Rabanada no forno

Ingredientes

3 pães franceses integrais amanhecidos 2 xícaras (chá) de leite desnatado 3 colheres (sopa) de leite condensado desnatado 1 gema 2 claras 1/2 xícara (chá) de adoçante para culinária 2 colheres (sopa) de canela em pó

Preparo

Corte os pães em fatias médias. Reserve. Em uma tigela, coloque o leite e o leite condensado e misture com uma colher. Reserve. Em outra tigela, bata o ovo com um garfo até ficar uma mistura homogênea. Ligue o forno para esquentar. Mergulhe algumas fatias de pão na tigela com o leite. Escorra o excesso do leite. Passe essas fatias nos ovos batidos e, em seguida, coloque-as em forma untada com margarina e leve ao forno bem quente. Deixe cada lado dourar bem. Retire as rabanadas e transfira para um prato fundo com uma mistura de adoçante para culinária e canela. Polvilhe as fatias com a mistura. Sirva em seguida.

veja também