Concurso de culinária típica mantém a tradição na festa do peão de Barretos

Concurso de culinária típica mantém a tradição na festa do peão de Barretos

Atualizado: Segunda-feira, 18 Agosto de 2008 as 12

Resgatar a mais tradicional culinária dos tropeiros - homens que conduziam boiadas pelo interior dos estados brasileiros e foram os responsáveis pela fundação de várias cidades e vilarejos - é o objetivo do Concurso da Queima do Alho, uma das principais e mais concorridas atrações da Festa do Peão de Barretos - que acontece de 21 a 31 de agosto. O concurso elege a comitiva que faz a comida que mais fielmente traz o sabor desta culinária típica do sertanejo. Neste ano, o concurso acontece no dia 30 de agosto, dentro da programação oficial do evento. Dezesseis comitivas vão participar da disputa no Rancho Ponto de Pouso.

Os pratos, que também precisam ser preparados à moda antiga, são provados por convidados devidamente habilitados, como explica o coordenador do concurso João Paulo Martins. "Além do tempero e dos ingredientes, o essencial no concurso da Queima do Alho e no próprio feitio dos pratos é se manter o mais fiel possível às antigas comitivas", explica João Paulo Martins

"As comitivas precisam estar dentro do contexto, a 'traia' tem que ser adequada e a exigência é que o comissário (cozinheiro) tenha experiência de pelo estradão por no mínimo 50 anos", afirma João Paulo Martins.

Vale ressaltar que os pratos do concurso são: arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca de carne e churrasco, feito com fogão improvisado. O Concurso é exclusivo para convidados. Mas os visitantes poderão apreciar a culinária típica dos peões no Rancho Ponto de Pouso nos dias:

  Programação:

23/08 (sábado) a partir das 12h - Almoço (até 15 hs) 23/08 (sábado) a partir das 19h - Jantar (até 23 hs) 24/08 (domingo) a partir das 12h - Almoço 29/08 (sexta-feira) a partir das 19h - Jantar 30/08 (sábado), a partir das 19h - Jantar 31/08 (domingo) a partir das 12h - Almoço O valor é de R$ 15.

veja também