Concurso de Receitas Saudáveis chega ao final no Dia Mundial da Alimentação

Concurso de Receitas Saudáveis chega ao final no Dia Mundial da Alimentação

Atualizado: Sexta-feira, 17 Outubro de 2008 as 12

Participantes mostraram a importância no aproveitamento integral dos ingredientes.

Da Redação

Referência gastronômica no Brasil, o Mercado Municipal de São Paulo foi o local da primeira edição do concurso Receitas Saudáveis, que após duas semifinais, apresentou ontem, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, os quatro pratos selecionados entre cerca de 200 receitas recebidas pela comissão organizadora do evento dentro do prazo estipulado no regulamento.

Segundo José Roberto, supervisor geral de abastecimento de São Paulo, "o objetivo desse concurso foi mostrar de forma plena que existem pratos saudáveis e que são ao mesmo tempo saborosos e bonitos. Comida saudável não é uma comida sem gosto".

Avaliados por um júri composto por nutricionistas e chefs de cozinha, os participantes prepararam as iguarias na cozinha do espaço gourmet do Mercadão e, em seguida, ressaltaram os valores nutricionais. Segundo Felipe Cilli, chef oficial do Mercadão e um dos jurados da banca examinadora, "nada mais justo do que o primeiro concurso de receita saudável promovido pela prefeitura, ser feito no primeiro pólo gastronômico brasileiro [Mercadão de SP]".

A utilização de pelo menos um alimento na íntegra foi um dos desafios. "Muitas propriedades nutricionais dos alimentos você encontra na casca ou no talo. Uma das receitas [do concurso] utiliza a banana com casca e tudo. Não tem nada mais saboroso e nutritivo do que a casca da banana", afirmou Roberto.

Conscientização foi uma das principais características do concurso que teve a sua final realizada no Dia Mundial da Alimentação. Para a vencedora Aline Rissatto, responsável pela Ong Banco de Alimentos, "esse evento tem uma importância gigantesca para que consigamos ter uma mudança de cultura na população. Além de ser economicamente palpável é extremamente nutritivo e ajuda a minimizar a quantidade de pessoas passando fome no país".

Aline analisa o diferencial do seu prato Chaud-froud de Truta como sendo justamente a utilização de partes não convencionais dos alimentos que foi elaborado a partir de: um rolê de truta recheado com purê de cenoura com casca, talo de beterraba, talo de rúcula e um molho de laranja que leva a rama da cenoura.

Premiada com uma cozinha experimental completa, Aline Rissatto pretende dar continuidade ao trabalho na Ong. "Vamos conscientizar mais pessoas por meio de cursos de aproveitamento integral do alimento". Os cursos ainda serão divulgados no site www.bancodealimentos.org.br.

Alimentação Saudável

A partir da união da gastronomia com a nutrição, o concurso Receitas Saudáveis teve em sua final as seguintes receitas com os respectivos chefs:

1º lugar: Chaud-froud de Truta. (Aline Rissato Teixeira) 2º lugar: Mignon Suíno com Gotas de Bananas ao Pesto Brasileiro (Bianca Emmendoerfer Dutra) 3º lugar: Suflê de Casca de Melancia com Linguado Grelhado (Jose Carlos Garcia Baldarena) 4º lugar: Hambúrguer de Picanha no Pão de Centeio Integral com Saladinha de Escarola, Rabanete e Cebola (Ana Laura Donadi Castells)  

veja também