Concurso resgata antigas receitas com milho e feijão

Concurso resgata antigas receitas com milho e feijão

Atualizado: Sexta-feira, 24 Abril de 2009 as 12

Onze grupos de mulheres agricultoras de diversas localidades do Vale do Sol (município de Santa Cruz do Sul) participarão com receitas do concurso de culinária da Festa do Milho & Feijão 2009, que acontece de 29 a 31 de maio, na Sociedade Cultural e Esportiva Trombudo. O final da competição será dia 30 de maio e os cinco melhores pratos serão premiados.

De acordo com Dalva Haas, coordenadora do concurso, a intenção é resgatar antigos pratos desenvolvidos pelos imigrantes. "Estamos procurando despertar a importância do resgate destas receitas, que eram preparadas pelas nossas mães e avós. Isso se perdeu um pouco", comenta ela.

Dalva é responsável pelo trabalho com os 11 grupos de mulheres agricultoras e realiza com elas palestras, reuniões e cursos mensais onde são abordados o artesanato, o paisagismo e ações em saúde e culinária, além de atividades de lazer. Em um destes encontros foi acertado que cada um dos grupos deveria escolher um prato à base de milho e feijão para apresentação em uma pré-seleção. "Em conjunto, estamos escolhendo os pratos que participarão do concurso", destaca a responsável. Até o momento já foram acertadas a participação de quatro deles. "Ainda restam sete grupos, que trarão suas sugestões para se fazerem presentes no evento", afirma.

Além do resgate das receitas preparadas pelas gerações anteriores, Dalva ressalta que outro dos objetivos do concurso de culinária é a valorização de produtos que estão sempre presentes nas propriedades. "É necessário transformar cada vez mais os produtos que temos em casa - como o milho, o leite, a carne e dos ovos - com o seu uso na culinária e no preparo de pratos diferenciados e, da mesma maneira, estimular o seu consumo com as mais variadas receitas", completa a coordenadora.

A promoção da Festa do Milho & Feijão é da Souza Cruz, com o apoio da Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Com uma diversificada programação artística e cultural, com entrada franca, os organizadores confirmaram os shows de Tchê Chaleira, Jair Kobe, César Oliveira e Rogério Melo e, também, da Família Lima. Além dos espetáculos musicais, os visitantes poderão conhecer o Museu Itinerante da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o Centro Cultural Sesi (com Carro Biblioteca, escovódromo e brinquedos). Haverá ainda atrações no Palco Cultura Local, um espaço especial destinado às apresentações das escolas de Vale do Sol. Também estão confirmadas a Escola do Chimarrão, a Feira de Utilidades Domésticas e Artesanato e a Praça de Alimentação.

veja também