Concurso vai selecionar

Concurso vai selecionar

Atualizado: Segunda-feira, 30 Março de 2009 as 12

Concurso vai selecionar "Equipe de Baristas Cafés do Brasil"

Os baristas, especialistas no preparo de café 'espresso', serão selecionados em duas duplas - times titular e reserva - por meio do concurso "Equipe de Baristas Cafés do Brasil", organizado pela Abic - Associação Brasileira da Indústria de Café.

As inscrições, gratuitas, já estão abertas e devem ser feitas até o dia 15 de abril pelo hotsite www.abic.com.br/baristas, onde está também o regulamento completo. Após preencher e enviar a ficha de inscrição (com um currículo detalhado e elaborado de acordo com os critérios de seleção), o candidato receberá um e-mail de confirmação com as instruções para a remessa, on-line, de fotos e/ou vídeos de suas performances.  

A coordenação do concurso fará uma pré-seleção, com base na análise do perfil e qualificação dos inscritos, e indicará 10 finalistas do sexo masculino e 10 do sexo feminino que realizarão uma prova presencial, na sede do Sindicafé-São Paulo (Praça Dom José Gaspar, 30 – 21º andar – Centro – São Paulo-SP), em data e horário a serem divulgados. Todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação correm por conta do candidato interessado.

Os grupos masculino e feminino serão classificados na ordem do 1º ao 10º colocado. O 1º colocado do grupo masculino e a 1ª colocada do grupo feminino formarão o time titular. Os segundos colocados de cada grupo formarão a equipe reserva, que poderá ser convocada nos casos de impossibilidade dos titulares.

Critérios da pré-seleção

A pré-seleção dos inscritos será feita por um júri de quatro experts que irá avaliar o potencial de cada candidato. No regulamento estão todos os detalhes e pontos do que será avaliado.

Serão levados em consideração critérios como:

Formação - serão valorizados cursos e workshops relacionados ao café e formação do barista; Experiência - serão valorizados os locais onde atuou e há quanto tempo desenvolve a atividade; Títulos e Prêmios/Colocação em Concursos - serão valorizados os prêmios ou a colocação obtida em concursos de baristas (comprovação é obrigatória); Habilidades Performáticas - descrição de cursos e habilidades performáticas que podem colaborar com uma interação diferenciada com o público; Idiomas - como os vencedores participarão de atividades no exterior, o domínio de idiomas é decisivo. Requer-se, no mínimo, fluência em Inglês (a falta de fluência em inglês poderá vir a desclassificar o candidato); Disponibilidade para viagens – é pré-requisito para a escolha a disponibilidade para viagens no Brasil ou para o exterior; e Referências pessoais e profissionais. Prova presencial: teórica, prática e oral A prova presencial contará com apoio técnico da ACBB – Associação Brasileira de Café e Barista e será composta de três modalidades, todas realizadas no mesmo dia.  

As duas primeiras modalidades são: Prova Teórica, com 8 questões sobre café (20 minutos), e Prova Prática, na qual o candidato deverá preparar em 15 minutos, para avaliação do júri, 4 cafés espressos, 4 cappuccinos e 4 drinques de assinatura à base de ‘espresso’, e servir corretamente aos 4 juízes sensoriais que avaliam e dão notas para qualidade e apresentação das bebidas. Além de técnica, os candidatos têm que mostrar que entendem de café e, durante a apresentação, explicar, por exemplo, sobre a escolha do blend, origem dos grãos, características da produção, colheita, torra e moagem. A terceira modalidade da prova é um Teste Oral para comprovação da fluência em inglês e outros idiomas (20 minutos).

Na prova presencial, cada jurado atribuirá notas de zero a 10 para itens como: forma de servir, qualidade e apresentação das bebidas; conhecimento sobre café, mediante resultados da prova teórica e explanação durante a apresentação acerca de regiões produtoras, blends, características da produção, colheita, torra e moagem, e apresentação performática durante o preparo e ao servir as bebidas.

veja também