Confira o passo a passo de um penne com brócolis

Confira o passo a passo de um penne com brócolis

Atualizado: Quarta-feira, 5 Janeiro de 2011 as 12:35

A receita do "Penne saudável" faz parte do livro "Amei, perdi, fiz espaguete", de Giulia Melucci.

Rendimento: duas porções, com sobra.

Ingredientes

450 gramas de brócolis (ou um bonito maço de brócolis) 2 colheres de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para o acabamento. 1 dente de alho picado 1 pitada de pimenta calabresa ½ xícara de passas Sal ½ xícara de nozes picadas 225 gramas de penne Queijo parmesão ralado na hora

Modo de preparo

Lave os brócolis e lave em pedaços pequenos, descarte os caules. Numa frigideira grande o bastante para a massa e os brócolis, ponha o azeite de oliva em fogo médio, depois junte o alho e a pimenta. Quando o alho estiver dourado, junte o brócolis, as passas e uma boa pitada de sal. Frite de 15 a 20 minutos, juntando um pouco de água se a mistura secar muito.

Enquanto isso, numa frigideira pequena toste as nozes de 5 a 6 minutos em fogo médio, dando uma sacudida na frigideira de vez em quando. Fique atenta ou elas se queimarão! Quando estiverem tostadas, tire a frigideira do fogo e reserve.

Cozinhe a massa. Escorra o penne e ponha-o na frigideira com os brócolis, depois junte um pouco de azeite de oliva e as nozes tostadas. Sirva em pratos aquecidos. Sirva o parmesão à mesa.

veja também