Conheça 10 mandamentos da alimentação saudável

Conheça 10 mandamentos da alimentação saudável

Atualizado: Sexta-feira, 14 Maio de 2010 as 2:43

Na semana passada, em 31 de março, foi celebrado o Dia da Nutrição e a Secretaria de Estado da Saúde apresenta 10 importantes dicas de hábitos mais saudáveis, que facilmente incorporados à rotina, podem trazer benefícios significativos ao longo dos anos.

Além de proporcionarem bem-estar, práticas como essas são bastante significativas para evitarem problemas, como aumento da pressão arterial, colesterol, alteração nos níveis de glicose sanguínea e obesidade.

Um cardápio equilibrado que contenha frutas, legumes, verduras, aliando-se a uma redução do consumo de frituras, gorduras e produtos industrializados são suficientes, por exemplo, para prevenir obesidade e hipertensão.

Confira abaixo 10 dicas para melhorar sua alimentação usual e criar hábitos que venham evitar futuros problemas de saúde:

1 - Coma grande variedade de alimentos em porções reduzidas; 2 - Consuma no máximo duas gemas de ovos por semana (incluindo preparações que as contenham). Restrinja o consumo de maionese, manteiga, creme de leite, bacon, salame, mortadela e presunto; 3 - Aumente o consumo de fibras, ingerindo frutas, vegetais e leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico). Dê preferência por leites desnatados; 4 - Restrinja o consumo de açúcar e doces; 5 - Use sal com moderação. Alimentos que o contenha devem ser evitados: temperos prontos, shoyo e caldos de carnes. Dê preferência a ervas naturais como condimento; 6 - Evite frituras. Utilize sempre óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos: óleo de canola, milho, girassol e soja. O azeite de oliva é indicado para o tempero de saladas. Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes do preparo; 7 - Evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc; 8 - Dê preferência aos alimentos assados, cozidos, grelhados em substituição as frituras; 9 - Ingira no mínimo 2 litros de água por dia; 10 - Pratique atividade física no mínimo 3 vezes por semana e evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

veja também