Conheça alguns segredos dos ovos

Conheça alguns segredos dos ovos

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 8:40

1 - Compre ovos enriquecidos com ômega-3 - São mais caros, porém mais saudáveis.

Em diversos estudos, ácidos graxos ômega-3 demonstraram trazer benefícios para tudo: da saúde mental (melhorando a memória e reduzindo o risco de depressão) ao funcionamento do coração.

A dose diária recomendada de ácidos graxos ômega-3 para uma boa saúde é de mais ou menos 450 mg.

Pesquisas mostram que muita gente não ingere nem metade disso em sua dieta. Se você come menos do que uma porção de peixe gorduroso, como salmão ou cavalinha, uma vez por semana, é difícil conseguir uma quantidade adequada de ácidos graxos ômega-3.

Dessa maneira, usar ovos enriquecidos com esse nutriente vai ajudá-lo a atingir a ingestão ideal.

2 - Congele as claras individualmente - Quantas vezes você só usou as gemas numa receita e guardou as claras, todas juntas, num recipiente, na geladeira? E, quando precisou usá-las, não conseguiu se lembrar de quantas claras havia ou por quanto tempo estavam guardadas. Eis uma maneira melhor de conservá-las. Despeje cada clara num quadradinho de uma bandeja de gelo limpa e congele. A seguir, transfira os cubos congelados para um saco plástico, sele e etiquete, especificando a data em que o saco foi levado ao freezer. Assim fica óbvio quantas claras você armazenou e o tempo. Descongele de um dia para o outro, na geladeira. Para deixar uma omelete mais leve, acrescente várias claras para os ovos inteiros que você usar. Claras que já foram congeladas dão bons merengues ou claras em neve, embora não atinjam volume tão grande quanto as frescas.

veja também