Conheça lanchinhos saudáveis para levar para o trabalho

Conheça lanchinhos saudáveis para levar para o trabalho

Atualizado: Quarta-feira, 19 Outubro de 2011 as 8:56

Quem passa mais de oito horas no trabalho sabe o quanto é difícil manter uma dieta equilibrada e saudável. Pesquisadores já constataram que comer alguma coisa a cada quatro horas ajuda a manter o metabolismo acelerado, assim como mantém os níveis de energia em alta. Mas o que comemos também pode contribuir para a mudança na silhueta e na auto-estima.

A revista norte-americana Cooking Light fez uma seleção de lanchinhos saudáveis e práticos que podem ser levados na bolsa para o escritório sem comprometer a saúde, já que são saudáveis, pouco calóricos e ricos em nutrientes. Cada um dos lanchinhos citados tem menos de 200 calorias e satisfazem aquela vontade de atacar a geladeira.

Biscoitos integrais com manteiga de amendoim:   para uma opção mais saudável, escolha dez biscoitos integrais e uma colher (sopa) de manteiga de amendoim. Com apenas 193 calorias, o lanchinho fornece 2 g de fibra e combina carboidratos complexos e proteínas que mantêm os níveis de glicose estáveis e dão saciedade.

Frutas:   passe a mão em uma maçã, banana, pera ou uvas e leve para o escritório. Se optar por uma fruta diferente por dia, terá uma boa variedade de nutrientes, fibras e não ficará enjoada do mesmo petisco. Cada uma tem cerca de 70 calorias e pode ser combinada com um copo de leite desnatado (cerca de 90 calorias), para fornecer cálcio, proteínas e vitamina D.

Pipoca com parmesão:   um saco normal de pipocas com duas colheres (sopa) de parmesão resultam em um lanche de 150 calorias. Sem o queijo, o petisco fica com apenas 100 calorias e corresponde a um terço da recomendação diária de grãos que ajudam a manter em alta a energia e o humor.

Castanhas:   ricas em selênio, vitamina E, cálcio, magnésio, fibras, potássio e em gorduras boas, são bastante calóricas (quase 170 calorias por punhado). Prepare saquinhos com cerca de 24 castanhas e leve para o escritório para quando bater a fome.

Minipão sírio com hummus:   coloque duas colheres (sopa) de hummus cremoso em um potinho, separe três minipães sírios e leve para o trabalho. Fonte de fibras solúveis com apenas 150 calorias, o lanche fornece ainda proteínas e saciedade.

Barra de cereais:   para quando bater a vontade de doces, ataque uma barrinha que contém fibras, frutas secas e sem adição de açúcar. Boa fonte de minerais, vitaminas e com pouco sódio, ainda tem a praticidade de vir embalada e caber em qualquer cantinho da bolsa.

Legumes com molho cremoso:   cenouras, talos de aipo cortados em tiras, rabanetes e tomates cereja são boas opções de lanche, porque têm fibras e água. Para deixa-los mais apetitosos, leve duas colheres (sopa) de molho cremoso de maionese (80 calorias), hummus (70 calorias) ou molho de tomate (10 calorias).

veja também