Conheça o poder das ervas e especiarias

Conheça o poder das ervas e especiarias

Atualizado: Domingo, 21 Fevereiro de 2010 as 12

O homem vem usando ervas e especiarias desde a antiguidade. Da mesma maneira que as receitas evoluíram a mistura de temperos também. Aqui vão algumas dicas para você incrementar seus pratos e inspirar a sua criatividade.

Com o tempo você pode inventar suas próprias misturas. As medidas são apenas uma sugestão, fique à vontade e dê o seu próprio toque. Misture os temperos em um pilão ou bata-os no liquidificador para moer as sementes e partes maiores.

Não faça em grandes quantidades, pois eles perdem o sabor e o aroma com o tempo.

Existem muitas maneiras de usar ervas na sua cozinha. Em marinadas, ensopados, assados, molhos e saladas. Uma ótima maneira que, além de ser muito gostosa, poderá enfeitar sua cozinha, são os vinagres com ervas.

Use um vinagre de boa qualidade. Escolha uma erva de sua preferência, lave-as e seque-as bem. Rasgue-as levemente, coloque uma boa quantidade em um vidro e complete com vinagre morno. Feche bem e deixe o vidro em uma janela que bata bastante sol, balance o vidro diariamente por duas semanas.

Experimente o sabor e, se não estiver no ponto, troque as ervas por ervas frescas e repita o processo. Quando estiver pronto, coe o vinagre com um pano e coloque-o em um recipiente apropriado com um ou dois galinhos da erva para decoração.

Você poderá usar apenas uma erva ou uma mistura de ervas. As minhas preferidas são o manjericão, o louro, a hortelã, o alecrim, o tomilho e o endro (dill). Você também poderá acrescentar alho, pimenta do reino ou pimenta vermelha.

Por Alexandre Cymes - Formado em Hotelaria e presta consultoria para restaurantes na área gerencial e gastronômica.

veja também