Conheça o rooibos, um cacto africano que ajuda a emagrecer

Conheça o rooibos, um cacto africano que ajuda a emagrecer

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 11:34

O rooibos, um arbusto nativo da África do Sul, já começa a ganhar fama no Brasil. E por um motivo animador: faz parte do hall das plantas emagrecedoras. Em seu país de origem, é consumido tradicionalmente como chá ou fermentado.

A nutricionista e fitoterapeuta Mariana Corrêa de Almeida, do Conbrafito (Conselho Brasileiro de Fitoterapia), explica que o rooibos é uma fonte natural de cafeína, uma substância antioxidante também presente no café e no chá-verde que pode auxiliar no processo de perda de peso.

- Muitos estudos mostram a atividade in vitro do chá de rooibos e de seus extratos. Os antioxidantes contidos na planta auxiliam na varredura dos radicais livres, diminuindo a inflamação e a estocagem de gorduras.

A boa notícia é que a plantinha também melhora a disposição e dá um ânimo a mais no dia a dia. No entanto, sozinha, não faz milagre, apenas auxilia no emagrecimento, como explica a nutricionista Mariana del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

- O fato é que, para emagrecer, o mais importante é ter um balanço de energia negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais energia.

Além de dar aquele empurrão na dieta, a fitoterapeuta explica que o rooibos promete prevenir doenças cardiovasculares e diabetes e combater o colesterol alto.

- Como complemento na dieta de emagrecimento, melhora o estado geral do indivíduo.

Para que a planta tenha os efeitos prometidos, Mariana Corrêa alerta para a procedência do produto.

- O rooibos é um medicamento fitoterápico com registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O consumidor deve ficar sempre atento ao status do produto que quiser ingerir na entidade federal ou consumi-lo com a prescrição de um profissional legalmente habilitado.

veja também