Conheça os benefícios da jabuticaba

Conheça os benefícios da jabuticaba

Atualizado: Terça-feira, 26 Outubro de 2010 as 12:08

Redondinha, miúda e escurinha, a jabuticaba já inspirou poetas e compositores. E a fama da fruta não é à toa. De origem brasileira, ela vira receitas que dão água na boca, além de oferecer inúmeros benefícios à saúde.

A polpa é rica em ferro, fósforo e boas doses de niacina e antocianinas, vitaminas que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores.

A nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que a jabuticaba também contém boa quantidade de vitamina C.

Se consumida com a casca e com o caroço, ajuda a regular o intestino, pois é uma excelente fonte de fibras.

Aprenda a fazer um bolo cremoso de jabuticaba

Esta receita de bolo cremoso, quase um pudim é feita em três etapas. Aprenda a preparar a delícia.

Ingredientes

Massa:

1 colher (sopa) de fermento em pó 1 e ¾ xícara (chá) de farinha de trigo ½ xícara (chá) de suco de jabuticaba ½ xícara (chá) de manteiga ½ xícara (chá) de açúcar 3 ovos inteiros

Suco:

3 xícaras (chá) de jabuticaba 2 xícaras (chá) de água

Pudim:

1 xícara (chá) de suco de jabuticaba Açúcar para caramelizar a forma ½ lata de leite condensado 4 ovos.

Modo de preparo

Massa: bater bem o açúcar com a manteiga e os ovos, juntar a farinha, o fermento e o suco. Colocar a mistura na forma e reservar.

Suco: colocar as jabuticabas e a água numa panela, levar ao fogo alto e deixar ferver por três minutos. Bater no liquidificador e passar numa peneira. Reservar o suco.

Pudim: Preaquecer o forno em temperatura média (180ºC) e caramelizar uma forma para pudim. Reservar. Bater no liquidificador os ingredientes e colocar na forma, por cima da massa. Levo ao forno preaquecido para assar em banho-maria por cerca de uma hora e 15 minutos ou até firmar o pudim. Tirar do forno, deixar esfriar e levar à geladeira.

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