Conheça os segredos para fazer um típico arroz japonês

Conheça os segredos para fazer um típico arroz japonês

Atualizado: Sexta-feira, 11 Fevereiro de 2011 as 11:37

Uma das características mais marcantes da culinária oriental, especialmente a japonesa, é o arroz úmido. Principalmente pelo fato de não se utilizar talheres, mas sim os hashis, é muito mais fácil comê-lo dessa forma.

Para conseguir o ponto correto há diversas formas. Cozinhar arroz, aliás, é algo que varia muito de acordo com o gosto e o costume do cozinheiro.

Quem não tem as panelas elétricas, ideais para fazer o arroz japonês sem trabalho, é possível adaptar o preparo. "Sabores do Oriente", livro que traz receitas de países como Japão e Vietnã, não poderia deixar de ter este prato.

Kunio Tokuoka explica que a altura da panela é importante, além de abafar os grãs ainda úmidos e antes de colocar no fogo.

Veja como fazer um arroz no estilo japonês:

Arroz perfeito, do jeito japonês

Kome no takikata

Ao fazer a pergunta "como se cozinha arroz?", devemos estar preparados para muitas respostas, pois existem várias maneiras de prepará-lo. Por um lado, trata-se de um prato simples; por outro, requer muita habilidade e arte. Nesta receita, Kunio Tokuoka revela seu método para obter a tigela perfeita de arroz úmido e fofinho.

Rendimento:

8 porções

Ingredientes:

- 3 xícaras de arroz polido de grão curto ou médio

- 3 xícaras mais 3 colheres (sopa) de água

Modo de preparo:

1. Encha uma tigela grande com água fria da torneira. Coloque o arroz seco em um escorredor fininho. Deixe preparada uma panela alta e estreita, de fundo pesado, com tampa bem firme. Ela deve ter 14 cm de altura e 20 cm de diâmetro.

2. Mergulhe o escorredor com o arroz na tigela de água fria e mexa várias vezes com a mão. O amido e os resíduos do processo de produção do arroz deixarão a água imediatamente branca. Tire rapidamente o escorredor da água para que o arroz não absorva sabores e odores desagradáveis. Descarte essa água.

3. Encha a tigela com água fria da torneira de novo e mergulhe o escorredor com o arroz. Mexa-o com movimentos de mão rápidos e largos. Tire o escorredor e descarte a água. Encha a tigela de novo com água fria.

4. Feche uma das mãos e coloque o punho sobre o arroz no escorredor. Movimente o punho para a frente e para trás sobre o arroz umas dez vezes. Mergulhe o escorredor na água e sacuda rapidamente várias vezes. Repita o processo, esfregando o arroz e lavando-o com água, mais três vezes. Escorra o arroz, cubra-o com um pano de prato úmido e deixe-o descansar por meia hora. O pano de prato úmido impede que a superfície dos grãos de arroz se rache quando eles estiverem secos. Isso também ajuda o arroz a conservar a umidade no centro do grão.

5. Ponha o arroz numa panela, junte a água e deixe descansar por 1 hora.

6. Coloque a panela em fogo alto, tampada firmemente, e deixe ferver. Então, tire a tampa cuidadosamente e mexa o arroz com movimentos largos, mantendo o fogo alto. Recoloque a tampa imediatamente. Esse processo ajuda a manter uniforme a temperatura de cada grão, além de evitar que o arroz grude no fundo da panela.

7. Depois de recolocar a tampa na panela, deixe a água ferver novamente. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 13 minutos. Sirva o arroz imediatamente em tigelinhas individuais. Não é preciso mexer o arroz antes de servir.

veja também