Conheça sete motivos para consumir linhaça

Conheça sete motivos para consumir linhaça

Atualizado: Quarta-feira, 13 Outubro de 2010 as 12:45

De uns tempos para cá, a linhaça ganhou destaque nos cardápios, supermercados e pesquisas científicas. E não é à toa: a sementinha tem muitos benefícios a oferecer ao organismo. A linhaça é ótima fonte de ômegas 3 e 6, por isso, ela só traz vantagens à sua dieta, além de ser um importante agente antioxidante e renovador celular. "Ela é rica em fibras e gorduras boas, as insaturadas. Assim, o consumo desse alimento ajuda a melhorar a alimentação", explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella. Porém, além de boa pedida para a dieta, a semente tem outros benefícios importantes. Confira abaixo:

1.Combate o excesso de peso

Para quem precisa perder uns quilinhos, a linhaça pode ser mais do que uma aliada, como descobriu um estudo recente realizado pela Unicamp. De acordo com os pesquisadores, os ácidos graxos insaturados, ou seja, ômegas-3, 6 e 9, são capazes de interromper ou até mesmo reverter um processo inflamatório do hipotálamo, causada pela ingestão das gorduras saturadas que consumimos juntas com fast food, carnes vermelhas e derivados do leite.

Mas, o que o hipotálamo tem a ver com a dieta? Na verdade, muita coisa, já que uma das funções dessa região do cérebro é responsável por sinalizar ao organismo o quanto de comida tem no seu organismo. Em outras palavras, o hipotálamo - que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino - controla o apetite. Quando a região está inflamada, parte dos neurônios morre, entre eles, os que estão ligados à sensação de saciedade, facilitando, portanto, o consumo de alimentos em excesso.

2.Previne doenças do coração

A grande quantidade de ômega-3 também faz com que esse alimento seja um forte combatente das doenças cardíacas. "A linhaça reduz e evita a formação de coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL, o colesterol ruim, além de contribuir também para a diminuição de pressão arterial. Tudo isso, deixa o coração mais protegido", explica a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.

3.Ajuda na saúde dos olhos e no sistema imunológico

Não é só cenoura que faz bem para os olhos. A linhaça também não fica atrás. O consumo do óleo é uma boa alternativa para o tratamento de deficiência lacrimal e ainda reduz a inflamação ocular. Tudo graças às suas propriedades antioxidantes que, ainda por cima, dão aquele reforço ao sistema imunológico, diminuindo as chances de doenças em geral.

4.Equilibra o sódio do organismo

O consumo de sódio em excesso pode ser um gatilho para doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. Porém, a nutricionista Roberta Stella explica que o consumo regular de linhaça auxilia os rins a excretar água e sódio, evitando a retenção de líquido.

5.Alivia sintomas da TPM

Aliada da mulher, a linhaça desempenha papel importante no equilíbrio hormonal, devido à grande concentração de substâncias chamadas lignanas, que imitam a ação do estrógeno, hormônio feminino. Quando as mulheres estão em período de baixa de estrógeno, no período pré-menstrual ou na menopausa, a linhaça age como se fizesse uma reposição natural desse hormônio, ajudando na prevenção de ondas de calor e fraqueza emocional.

6. Renova a pele

A clínica geral Marcia Franckevicius explica que o consumo regular de semente de linhaça deixa a pele mais hidratada e suave. " Por isso, a semente pode melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema, condições que deixam a pele muito seca e com rachaduras", explica.

7. Garante mais energia para o dia a dia

De acordo com a especialista Marcia Franckevicius, a linhaça, ainda por cima, garante ao corpo um aumento de energia e de vitalidade. "A linhaça acelera o metabolismo, o que garante eficácia na produção de energia celular e ajuda a recuperar a fadiga muscular."

Linhaça para todos os gostos

A boa notícia é que ela é versátil também no que diz respeito à culinária. "Triturando a semente é possível utilizá-la no preparo de diversas receitas como bolos, tortas, recheios, farofas. Por outro lado, utilizar a semente inteira pode deixar a preparação crocante. Consumir com frutas, iogurtes, misturadas a cereais matinais são boas formas de ingestão para quem não gosta muito gosto dela", explica Roberta Stella, do Dieta e Saúde. Para te ajudar a incluir essa maravilha no seu cardápio, a nutricionista do Dieta e Saúde selecionou algumas receitas. Confira abaixo:

Molho de Linhaça

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de vinagre de maçã ½ xícara (chá) de sementes de linhaça ½ xícara (chá) de azeite 1 colher (sopa) de manjericão picado 1 dente de alho Sal a gosto Pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Rendimento: 12 porções

Total de pontos por porção: 4

Valor calórico e nutricional (por porção): Calorias: 124,8 Kcal, Carboidratos: 3,1 g, Proteínas: 1,4g, Gorduras: 11,7 g

Vitamina com Linhaça

Ingredientes:

1 copo de leite desnatado 1 colher (sopa) de mel 1 unidade de banana nanica 1 colher (sopa) de sementes de linhaça

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Rendimento: 2 porções

Total de pontos por porção: 5

Valor calórico e nutricional (por porção): Calorias: 164,4 Kcal, Carboidratos: 26,6 g, Proteínas: 5,7 g, Gorduras: 4,3 g

Torta de milho com linhaça

Ingredientes:

3 xícara (chá) de milho cozido 1 pote de iogurte natural desnatado 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 xícara (chá) de trigo integral 3 colheres (sopa) de semente de linhaça 1 cebola picada 1 colher (sopa) de fermento em pó Salsa a gosto

Modo de fazer:

Bata o milho no liquidificador e acrescente o restante dos ingredientes na ordem acima. Bata por alguns minutos. Desligue o aparelho e misture a salsa. Coloque numa assadeira média untada e asse em forno pré-aquecido até dourar.

Rendimento: 2 porções

Total de pontos por porção: 4

Valor calórico e nutricional (por porção): Calorias: 145,8 Kcal Carboidratos: 23,9 g Proteínas: 5,2 g Gorduras: 4,4 g

Maçãs com creme de linhaça

Ingredientes:

1 copo de iogurte desnatado 1 xícara (chá) de creme de leite light Adoçante à gosto 2 maças (verdes ou vermelhas) com casca, cortadas em cubos ou em lâminas e temperadas com limão 1 colher (sopa) de sementes de linhaça Folhas de hortelã

Modo de Preparo:

Misture o iogurte, o creme de leite e o adoçante. Despeje sobre as maçãs e salpique as sementes de linhaça. Decore com as folhinhas de hortelã

Rendimento: 2 porções

Total de pontos por porção: 5

Valor calórico e nutricional (por porção): Calorias: 176,2 Kcal Carboidratos: 26,9 g Proteínas: 4,4 g Gorduras: 5,0 g -

Você sabia?

Linhaças moídas podem ser usadas para substituir ovos em panquecas, biscoitos, bolos e bolinhos, pois ficam leves e úmidas. Para conseguir esse efeito, você deve moê-las no liquidificador e guardá-las no freezer.

Ingredientes:

1 colher de sopa de linhaças moídas (moa 1 xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer); 3 colheres de sopa de água potável

Preparo:

Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 min. (Fica muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas bem líquidas as sementes de linhaça moídas podem ser agregadas diretamente aos componentes secos.

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