Controle a gordura e faça pizza para hipertensos

Controle a gordura e faça pizza para hipertensos

Atualizado: Quarta-feira, 10 Novembro de 2010 as 12:32

A hipertensão assusta e assombra muitas pessoas. Ela é o maior fator para as causas de morte no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). O excesso de comida gordurosa e o pouco tempo para atividades físicas são algumas de suas causas.

Estar acima do peso ideal é um fator de risco, uma vez que a gordura acumula-se e comprime as artérias, causando o aumento da pressão. As origens do problema podem ser muitas outras, mas uma vez identificado, precisa ser tratado.

Além dos remédios, é preciso seguir uma dieta específica para o paciente. Desde que coma pouco sal, diminua a quantidade de gordura e mantenha-se ativo, o hipertenso pode levar uma vida normal. O que não significa que é necessário ingerir alimentos insossos e sem graça.

Maria Stella Libanio Christo, autora de "Quentes e Frios" , dedicou um capítulo de seu livro para a hipertensão. São receitas variadas que podem ser tranquilamente servidas a quem sofre da doença.

Além disso, ela oferece sugestões para diabéticos, ou para quem está de regime, e, principalmente, para aqueles que gostam de cozinhar, mas não têm tempo de se dedicar à culinária.

Prepare uma pizza desde a massa, com baixo teor de sódio e gordura:

Pizza rápida

Ingredientes

11 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de leite 4 ovos 2 colheres (sopa) de queijo ralado 1 xícara (chá) de óleo 1 pitada de açúcar 1 pitada de sal

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Despejar a massa num tabuleiro untado com óleo e farinha.

À parte misturar: tomate, mussarela, cebola e palmito picadinhos, orégano e 2 colheres para assar em forno preaquecido.

veja também