Copa: Cardápio de bares e restaurantes ganha ares futebolísticos

Copa: Cardápio de bares e restaurantes ganha ares futebolísticos

Atualizado: Segunda-feira, 17 Maio de 2010 as 1:50

A Copa do Mundo, evento mais aguardado pelos brasileiros, não envolve apenas os torcedores, restaurantes e bares estão se preparando para atrair os apaixonados por futebol e, é claro, uma boa comida.

Para isso, o menu de diversos estabelecimentos está ganhando ares verde-amarelo e opções gastronômicas diferenciadas.

O tradicional Restaurante Palomares, localizado no coração de São Bernardo do Campo, por exemplo, resolveu incrementar o menu para dar ares “futebolísticos” e culturais aos pratos. “Para a elaboração dos cardápios, vamos optar por pratos tradicionais, com pequenas variações e adaptações para o paladar brasileiro”, afirma a chef Andréia Versolato.

Mas o cardápio não será apenas verde-amarelo, todas as quartas-feiras serão temáticas no Palomares, homenageando alguns dos países participantes do evento. Já estão escalados para entrar em campo, com opções que incluem saladas, entradas frias, pratos quentes e deliciosas sobremesas, a comida brasileira, francesa, italiana, alemã, espanhola, mexicana e portuguesa.

Há também aqueles estabelecimentos que estão combinando bebidas e brindes para atrair os torcedores, principalmente nos dias de jogo do Brasil. É o caso do Bar do Melo, estabelecimento tradicional da Moóca. Além de investir em sua carta de caipirinhas, a casa fará o sorteio de uma camisa oficial da seleção brasileira entre os clientes que forem assistir aos jogos.

Já no Melograno Forneria & Empório de Cervejas, casa especializada em cervejas do mundo todo, também haverá uma programação especial que varia de acordo com os horários de jogo. As opções incluem, além das bebidas, novidades como Rosbife do Cervejeiro (fatia de rosbife que acompanha molho de cerveja e crostines), além do buffett e brunch da Copa.

Mas se você é daqueles que prefere fugir dos bares e botecos lotados, mas faz questão de assistir aos jogos, uma das opções é o Felix Bistrot, que também criou pratos com os nomes dos países participantes do mundial. Tudo é claro sem perder o toque das mãos francesas do chef Alain Uzan.

Até mesmo as grandes redes de fast-food já entraram no clima. O McDonald’s também lançou sanduíches inspirados na culinária de sete países participantes da competição.

E como pizza é sempre uma boa pedida e combina com tudo, principalmente para matar a fome na hora do jogo, a rede Domino’s Pizza criou a promoção “O Caneco é Seu”, onde na compra de uma pizza grande ou giga, junto com um refrigerante de 2 litros, o torcedor leva pra casa grátis uma caneca de vidro jateada com a marca da rede.

A rede hoteleira também se rendeu ao clima de copa. O Aguativa Golf Resort (norte do Paraná) criou um drink verde e amarelo que leva suco de laranja, licor de pêssego, vodka, licor de menta e gelo.

O país sede da Copa, África do Sul também não foi esquecido. O restaurante Praça São Lourenço, na Vila Olímpia, com o patrocínio do consulado sul-africano, receberá os clientes com uma decoração temática que conta até com o mascote oficial da competição, o leopardo Zakumi.

O menu também terá toques sul-africanos feitos especialmente pelos chefs Cristiano Xavier e Ana Soares. As opções incluem Frikadelle (“almôndegas”) - bolinhos de carne com passas e castanhas de caju, molho picante ao coentro e coco; Braai (churrasco) - lingüiça artesanal, carré de cordeiro, palmito na lenha, batatas rústicas com especiarias e o Gesmoorde Vis - panelinha de bacalhau com batatas e damascos.

Com tanta comida boa assim, os jogos da seleção brasileira terão um sabor mais que especial.

veja também