Cor e sabor: benefícios da beterraba para sua saúde

Cor e sabor: benefícios da beterraba para sua saúde

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 12:11

Caracterizada pela cor vermelha intensa e o sabor adocicado, a beterraba é uma raiz rica em vitamina A, C e as do complexo B. Por conter grande quantidade de ferro, é recomendada no combate à anemia e tem efeito laxante.

Além disso, a beterraba está ligada ao aumento de glóbulos vermelhos no organismo, favorecendo o sistema imunológico. Este doce vegetal tem, ainda, ação antioxidante, ou seja, protege o organismo dos radicais livres, ligados aos processos degenerativos como envelhecimento e câncer.

Suas folhas são extremamente nutritivas e podem ser aproveitadas para fazer sucos. Os benefícios se estendem também ao sumo da beterraba, que purifica o sangue, ajuda na digestão e estimula a desintoxicação do fígado. Já o caldo da sua fervura é eficaz no tratamento de pedras na bexiga.

Há que se desmistificar: beterraba não engorda! O ideal é consumi-la in natura, pois o cozimento aumenta o índice glicêmico, favorecendo um possível armazenamento de gordura. Mas ela não é um alimento calórico.

Nesta época do ano, é muito fácil encontrar beterraba de qualidade em feiras e supermercados, pois o fruto está em período de safra. Para selecionar, observe se o fruto tem aproximadamente seis centímetros de diâmetro e coloração forte. Preste atenção às rachaduras e eventuais manchas, quanto mais uniforme, melhor.

Na hora de armazenar, mantenha a beterraba dentro da geladeira, em saco plástico.

veja também