Costelinha à moda paulista

Costelinha à moda paulista

Atualizado: Terça-feira, 1 Março de 2011 as 12:08

ingredientes

Ingredientes para a costelinha

* 2 kg de costelinha de porco em uma só peça

* Sal

* 5 dentes de alho picados

* 1 cebola picada

* 1/2 xícara (chá) de vinagre

* 3 colheres (sopa) de óleo

* Gotas de molho de pimenta

Ingredientes para a farofa

* 1 cebola picada

* 1 dente de alho picado

* 4 colheres (sopa) de óleo

* Cerca de 2 xícaras (chá) de farinha de mandica torrada

* Sal a gosto

* Cheiro-verde picado

* Molho do cozimento da costelinha

modo de preparo

Modo de preparo da costelinha

Perfure a peça de costela com um garfo em vários lugares. Depois, esfregue-a com sal. Tempere-a com os demais ingredientes e deixe-a tomar gosto por algumas horas, virando-a de vez em quando. Preaqueça o forno em temperatura média. Passe a costela para uma assadeira, regue-a com a marinada e cubra-a com papel-alumínio. Leve-a ao forno e asse por 1 hora. Elimine o papel-alumínio, diminua a temperatura do forno e vá regando a costela a cada 30 minutos com o molho do cozimento. Cerca de 2 horas depois, a carne deverá estar macia, mas sem se desmanchar. Retire do forno e corte as costelinhas rente ao osso, separando-as. Arrume-as numa travessa refratária e leve ao forno desligado mas ainda quente, reservando o molho do cozimento.

Modo de preparo da farofa

Frite a cebola e o alho no óleo. Adicione a farinha de mandioca, misturando rapidamente. Tempere com sal e mantenha no fogo por alguns minutos, mexendo sem parar. Junte o cheiro-verde e vá pingando o molho do cozimento da costela até umedecer a farofa. Sirva a farofa com as costelinhas.

Sugestão

Para fazer Costelinhas assadas ao alecrim, basta acrescentar este tempero à marinada. Sirva as costelinhas ao alecrim com purê de batata.

veja também