Cozinha Grega

Cozinha Grega

Atualizado: Quinta-feira, 26 Junho de 2008 as 12

Na Grécia, a comida principal se serve à tarde, entre das 14 às 15h30, geralmente seguida de uma sesta que pode durar até as 18 horas. O jantar pode ser uma refeição completa ou uma porção de mezédes. Geralmente é servido das 21 às 23 horas. O café da manhã na Grécia não é muito abundante, normalmente um café e pão com manteiga e geléia.

Na Grécia sair para comer é sobretudo uma ocasião para desfrutar a companhia, quase uma festa, seja com a família ou com o paréa, o círculo sagrado de amigos.

Se as tavernas representam o cenário habitual aonde as pessoas vão a comer, não são de maneira alguma o único tipo de estabelecimento que existe; na Grécia existem outros lugares de diversas categorias. Está, por exemplo, o estiatório, o tipo de restaurante típico que todos temos na cabeça, que é igual a um refeitório para o almoço dos funcionários dos escritórios da zona, com comida preparada (magireftó) e vinho da casa.

A "salada grega" é parte fundamental da gastronomia grega. Chama-se koriatikí quando é completa, com tomates, pepino, queijo e azeitonas que, com um pouco de pão é um almoço por si só: é o que servem quando se pede uma salada. Se não quer mais do que uma pequena salada de acompanhamento, deixe claro. Nesse caso o normal é que seja tomate com pepino.  

veja também