Cozinha tropical com sotaque francês

Cozinha tropical com sotaque francês

Atualizado: Quinta-feira, 5 Março de 2009 as 12

Quando chegou à Fortaleza, há vinte anos, o francês Bernard Twardy literalmente "estremeceu". O clima, a vegetação, as pessoas e a luz deslumbrante daquela cidade brasileira o fizeram crer que ali era o seu lugar.

Depois de rodar o mundo como velejador e chef de cozinha, num tempo em que essas ocupações absolutamente não gozavam do reconhecimento e do glamour atuais, Bernard "fincou os pés no solo", como ele mesmo diz, e assimilou e transformou os temperos e os gostos do Ceará, a terra escolhida.

Entre saborosíssimas histórias, além de dicas locais excelentes, Bernard realiza agora um sonho: contar o que viveu e aprendeu no Brasil no livro "Cozinha Tropical Cearense".

A obra possui a assinatura literária de Ignácio de Loyola Brandão, que ajudou Bernard a moldá-la de forma simples e cativante, e traz mais de 60 receitas típicas repaginadas, que vão de caviar de tapioca e atolado de caranguejo, a camarão avexado, nhoque do mangue ao alho-poró e côco fresco, cozido de Lampião e feijão de Pde.Cícero, para o deleite do leitor.

Em "Cozinha Tropical Cearense", até antigas lembranças de Paris aparecem, e, cozinhar para o famoso psicanalista Lacan (na casa materna) o seu prato preferido, "lotte à americana", por exemplo, é umas das muitas referências históricas pitorescas da edição.

Para completar, foram eleitos a dedo e entrevistados seis amigos cearenses de Bernard de longa data, que bem conhecem a sua comida, falam com amor de sua terra natal e até revelam receitas de família: Renato Aragão, Ciro Gomes, Lino Villaventura, Luiza Tomé, Mino e Fagner dão uma pitada originalíssima ao feito gastronômico.

O lançamento nacional do livro "Cozinha Tropical Cearense" no Rio acontecerá amanhã, dia 5 de março, na Livraria da Travessa, a partir das 19h00 e, em São Paulo, no próximo dia 10 de Março, das 19h00 às 21h30, na Livraria Cultura - Loja de Artes, Conjunto Nacional, à Av. Paulista, 2073.  

veja também