Cozinheiras de escolas de Guarulhos lançam livro de receitas

Cozinheiras de escolas de Guarulhos lançam livro de receitas

Atualizado: Terça-feira, 8 Abril de 2008 as 12

Publicação revela segredos de pratos preparados com produtos da merenda escolar; objetivo é que receitas façam parte do cardápio oferecido aos alunos

Como entrada, uma porção de Bolinhos de Arroz da Cidade Mirim (à base de salsicha, salsa e caldo de galinha) ou o Escondidinho do Sesi (espécie de torta com batata, proteína de soja hidratada, tomate, pimentão, cebola e salsa). Para o prato principal, as opções são Arroz em Camadas da Tia Carmela (risoto feito com ervilha, beterraba, cenoura, ovos, atum e caldo de galinha), Bolo Franskito do City (com pão de hot dog, frango desfiado ou atum, maionese, cenoura, ervilha, milho, salsa, azeitona, alface e batata palha), Chilli à Moda Zilda Furini (ensopado de carne moída, feijão, tomate, pimentão, cebola, coentro ou salsa), acompanhado pela Farofa do Sesi (farinha de mandioca, atum, milho verde, cebola, orégano e coentro).

Essas são algumas das 121 receitas, elaboradas pelas cozinheiras da rede municipal de educação de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. As iguarias integram a segunda edição do livro "Receitas da Alimentação Escolar", organizado e editado pelo Departamento de Alimentação Escolar e Suprimentos da Secretaria de Educação da cidade. A tiragem inicial é de dois mil exemplares.

O livro traz receitas criativas, econômicas, nutritivas e já testadas pelo paladar dos estudantes. Todos os pratos são feitos com ingredientes que compõem a merenda escolar. O objetivo é fazer com que as merendeiras preparem as receitas, de modo que elas façam parte do cardápio oferecido aos alunos. A obra será distribuída para todas as cozinheiras e escolas da rede municipal de ensino.

Entre as receitas há ainda o Hambúrguer Vegetariano Sophia Fantazzini (feito com bolacha cream craker, cenoura, maçã, ovo e cebola), a Lasanha Nadja Maria (massa de bolacha cream craker, amido de milho, carne moída e purê de tomate) e o Macarrão ao Molho Cândido (à base de carne moída ou peito de frango, abóbora, beterraba e pimentão). Como acompanhamento, algumas bebidas sugeridas são a Garapa do Bananal (suco de couve manteiga com limão), Refresco do Chiquinho (feito com acelga, limão, uva ou morango), Refresco de Milho do Lavras (com milho verde e leite em pó) e o Suco Vermelhinho do Perácio (com maracujá, beterraba e hortelã).

Para finalizar a refeição, há opções de sobremesa como o Arco-Íris no Parque Jandaia (mistura de gelatina de cereja, creme de cenoura, abóbora ralada, espinafre, bolacha maizena, cravo, canela e hortelã), Biscoito de Batata do Amador Bueno (à base de batata cozida e amido de milho), Creme Crispiniano Soares (pudim de cenoura com suco de laranja e amido de milho) ou o Pavê da Pagu (com bolacha maizena, abacaxi, amido de milho e groselha).

O livro representa o resultado da criatividade das cozinheiras que, cotidianamente, atuam para que a alimentação nas escolas tenha cada vez mais qualidade. "A publicação pretende também divulgar a toda comunidade a importância de uma alimentação saudável e como ela pode ser bastante colorida e agradável ao paladar de crianças e adultos", afirma a secretária de Educação, Lindabel Delgado Cardoso.

veja também