Crepes de Camarão

Crepes de Camarão

Atualizado: Quinta-feira, 15 Maio de 2008 as 12

Ingredientes:

Massa:

4 ovos 1 chávena de chá de farinha de trigo 1/4 de colher de chá de sal 1 chávena de chá de leite 1 colher de sopa de manteiga derretida 1 colher de chá de óleo (para untar) Recheio:

800 g de camarão médio, inteiro 4 cebolinhas verdes picadas 2 colheres de sopa de sumo de limão 1/2 colher de chá de sal 1 pitada de pimenta-do-reino Molho:

3 dentes de alho picados 4 colheres de sopa de manteiga 2 chávenas de chá de água 2 colheres de sopa de farinha de trigo 3/4 de chávena de chá de natas 1 colher de sopa de sumo de limão 1 pitada de sal 1 pitada de pimenta-do-reino Preparação:

Massa:

Bata os ovos até espumar. Junte a farinha e o sal e bata até obter uma massa lisa. Acrescente aos poucos o leite e a manteiga derretida. Misture bem até ficar homogênea. Cubra com filme plástico e leve ao frigorífico por 20 minutos. Unte com o óleo uma frigideira anti-aderente de 20 cm de diâmetro e aqueça em lume médio. Quando estiver bem quente, coloque 2 1/2 colheres de sopa da massa. Incline a frigideira para que se espalhe formando uma camada bem fina. Frite até dourar as bordas, vire com uma espátula e doure do outro lado. Repita o procedimento até acabar a massa. Reserve. Recheio:

Limpe os camarões, mas reserve as cabeças e as cascas. Coloque-os numa tigela com a cebolinha e o sumo de limão. Tempere com o sal e a pimenta e reserve. Molho:

Coloque as cabeças e as cascas do camarão numa panela média juntamente com o alho e metade da manteiga. Leve ao fogo alto por 3 minutos mexendo sempre. Acrescente a água e deixe ferver por 5 minutos. Passe pela peneira, despreze as cabeças e as cascas do camarão e reserve o caldo. Numa panela média, leve a lume brando a farinha e o restante da manteiga, mexendo sempre, até começar a dourar. Retire da chama e aos poucos, ainda mexendo, acrescente 2 chávenas do caldo de camarão. Leve de volta ao lume e cozinhe, sem parar de mexer, até ferver e engrossar. Junte as natas, o sumo de limão, o sal e a pimenta. Misture bem, retire do fogo, cubra e reserve. Pré-aqueça o forno a 180º C. Divida o recheio de camarão entre as massas reservadas e dobre formando um triângulo ou, se preferir, enrole. Coloque numa assadeira e leve ao forno pre-aquecido até o camarão ficar cozido. Sirva com o molho quente.

veja também