Cuidado! O recheio do sanduíche pode detonar a sua dieta

Cuidado! O recheio do sanduíche pode detonar a sua dieta

Atualizado: Quinta-feira, 11 Novembro de 2010 as 12:18

É só ver um sanduíche com aparência mais leve que muita gente não pensa duas vezes em substituir uma refeição pelo lanche prático na esperança de estar fazendo uma troca saudável. Entretanto, independente de alguns pães serem "magros" e cheios de fibras, o recheio que vai neles pode transformar o prato em uma verdadeira pegadinha para a sua dieta.

Além disso, de acordo com a nutricionista Roberta Stella, do Dieta e Saúde, não é indicada a substituição de uma refeição tradicional por um sanduíche. Não há problemas em fazer isso uma vez ou outra, mas tornar a medida um hábito é prejudicial. "É muito comum as pessoas fazerem isso no jantar. Mas mesmo nessa refeição, é necessário incluir ingredientes de todos os grupos alimentares (arroz, feijão, carne, legumes e saladas)", explica a especialista. A ressalva para o período da noite é comer em menor quantidade do que no almoço e fazer preparações mais leves para não prejudicar a digestão e o sono. "É importante deixar de pensar nas refeições somente como fornecedoras de calorias mas, sim, de uma variedade de nutrientes (macronutrientes e micronutrientes)", ressalta a especialista.

O sanduíche é uma maneira rápida de se alimentar, especialmente quando a correria do dia a dia deixa a rotina tão atribulada que não sobre tempo nem para almoçar. Saiba optar pelos lanches menos calóricos e que vão fazer bem para a sua saúde e para saciar a sua fome. Para aqueles dias, em que o sanduíche entrar no cardápio, confira as dicas para preparar ou escolher as opção mais leve e saudável sem deixar de lado o sabor.

Escolha o carboidrato ideal

A escolha do pão do sanduíche causa confusão. São diversas as opções do mercado. Existem os pães de linhaça, cevada, grãos variados, aveia, cenoura e também o preto e o integral. Essas são as opções menos calóricas e mais nutritivas para você optar. Evite: os pães brancos em geral, pois a receita deles contém açúcar que eleva os níveis de glicose no sangue rapidamente. Além disso, esses pães não geram saciedade tanto quanto os integrais e de grãos, ricos em fibras.

Prefira a proteína magra!

Segundo a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella, sanduíches com atum light são uma das melhores opções. O peito de frango grelhado (sem a pele!) vem em seguida. Depois, rosbife e carne bovina ou suína. Evite: os embutidos em geral, como presuntos e salames. Eles têm muitas calorias, gordura e uma quantidade de sódio considerável que causa a sensação de estufamento, pois o sal retém líquidos.

E o queijo, é permitido?

Os queijos menos calóricos são a ricota e o cottage. É importante tomar cuidado com o queijo de minas (branco), opte pela versão light. A mussarela de búfala também pode prejudicar a perda de peso. "Os queijos amarelos como parmesão, prato, mussarela, cheddar são os mais comuns e que contém maior quantidade de gorduras e, consequentemente, de calorias", explica Roberta.

Dica: A palavra-chave na hora de rechear o seu sanduíche é "moderação". Se você não quiser trocar o seu queijo preferido por uma versão menos calórica e gordurosa, lembre-se de usar uma pequena quantidade só para matar o desejo.

A cilada do sanduíche "natural"

Muitos sanduíches que se auto-denominam "naturais" contém uma significativa quantidade de molho, na maioria das vezes, feitos com maionese e muita gordura. "Hoje já existem diversos molhos prontos disponíveis para consumo. É importante o consumidor ler o rótulo e compará-lo com outros molhos, verificando a quantidade de gorduras e calorias do produto e, assim, poder fazer a melhor opção. Molhos à base de iogurtes e com ervas são os mais indicados.", ressalta a nutricionista Roberta Stella.

Dê preferência aos molhos feitos em casa com ingredientes mais saudáveis. Por mais "light" que seja o molho de supermercado, muitas vezes contêm conservantes que não são tão saudáveis e deveriam ser evitados.

Abuse da saladinha!

A melhor estratégia para deixar um sanduíche mais gostoso, nutritivo e menos calórico é investindo na saladinha. Folha verdes como alface, rúcula, acelga, espinafre e legumes, como tomate, cenoura, beterraba, pimentão e palmito, preenchem seu sanduíche, dando um aspecto robusto ao lanche e, ao mesmo tempo, promovem uma maior saciedade.

veja também