Culinária japonesa: Yokan de Batata Doce

Culinária japonesa: Yokan de Batata Doce

Atualizado: Terça-feira, 17 Fevereiro de 2009 as 12

O yokan não é feito somente com feijão azuki. Existem versões com favas, caqui, castanhas, abóbora e batata-doce.

Ingredientes:

700 gramas de batata-doce, cozida no vapor e passada pela pela peneira 700 gramas de açúcar cristal 200 ml de água 2 colheres de sopa de mel 200 gramas de açúcar 500 ml de água 1/2 colher de chá de sal 15 gramas de gelatina de alga em pó (kanten, agar-agar) Modo de preparo:

Misture a batata, o açúcar cristal e os 200 ml de água e leve ao fogo, mexendo com uma colher ou espátula, até aparecer o fundo, formar montinhos quando despejada e a massa ganhar brilho. Se necessário, acrescente um pouco mais de água. A massa deve cozinhar por cerca de meia hora, em fogo baixo, para que o açúcar dissolva bem. Adicione então: o mel, açúcar, os 500ml de água, sal e a gelatina. Misture a gelatina de alga em duas colheres de açúcar e dissolva em um pouco de água. Deixe reservado. Acrescente o restante à massa de batata e cozinhe em fogo baixo, até ferver. Adicione a mistura de gelatina de alga, misture e continue cozinhando, até que o doce ganhe brilho e uma certa consistência (cerca de 10 minutos). Despeje em uma forma molhada e deixe esfriar bem antes de cortar. Dicas:

A batata-doce, quando cozida no vapor, fica mais doce, por conta de um processo onde o amido é convertido em açúcar, que ocorre em temperaturas mais baixas. No microondas, apesar de rápido, a temperatura sobe depressa demais e a batata-doce não fica tão doce. Passe na peneira ainda quente. Depois de frio, ela endurece e o resultado é um purê menos liso.

Se não encontrar batata-doce roxa, não se preocupe. Pode ser feito com batata-doce comum. A única diferença é a cor.

veja também