Culinária no mercadão

Culinária no mercadão

Atualizado: Quarta-feira, 27 Fevereiro de 2008 as 12

Projeto Sabores de São Paulo oferece aulas de diversas cozinhas no Mercado Municipal

O Projeto Sabores de São Paulo é uma iniciativa de José Roberto Graziano, supervisor de abastecimento da Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo. Inaugurado no ano passado, o programa tem o objetivo de promover a diversidade culinária da cidade, dando espaço para receitas e estabelecimentos que são referências em seus bairros, mas que não possuem a mesma visibilidade em toda a capital.

A seleção dos restaurantes e lanchonetes é realizada por uma comissão liderada por Roberto Ravióli, do Empório Ravióli, juntamente com mais seis pessoas, dentre elas, chefs de cozinha e críticos de gastronomia (mantidos em sigilo pela organização). Eles avaliam se o estabelecimento está dentro do perfil do projeto, que é ter algo de diferente nas receitas servidas. Os outros critérios de escolha são o bom cardápio, ficha técnica do prato, padrão de qualidade da casa e do serviço prestado e, também, visitas-surpresa para que os especialistas provem os pratos que serão apresentados no evento.

O intuito é apresentar um pouco de cada culinária e os quitutes especiais dos locais. Segundo Fabiana Boselli, da divisão de Nutrição e Marketing do Mercado Municipal, "já tivemos cozinha italiana, espanhola, francesa... já apresentamos praticamente todas".

As aulas acontecem na Cozinha do Mercado Gourmet, no Mercado Municipal, toda sexta e sábado, a partir das 11h30. Cada aula custa R$ 5, valor pago na entrada do evento, porém alguns fins de semana são gratuitos. Os interessados em participar podem se inscrever para quantas aulas desejarem, mas é necessário realizar a inscrição com antecedência devido à grande procura. São oferecidas 40 vagas por aula, sendo quatro delas reservadas para alunos de gastronomia.

Segundo Fabiana, as faculdades têm de se cadastrar no site para que os alunos possam colaborar com as aulas, assim como fez a Unip (Universidade Paulista) e a Anhembi-Morumbi.

A segunda fase do evento começou em janeiro de 2008. O Sabores de São Paulo tem previsão de dois anos, mas pode ser prorrogado conforme o sucesso e o interesse dos patrocinadores.

O Mercado Municipal fica na Rua da Cantareira, 306,  Centro. Maiores informações no telefone (11) 3313-1326 ou no e-mail [email protected]

veja também