Cupcake: a nova paixão brasileira

Cupcake: a nova paixão brasileira

Atualizado: Terça-feira, 26 Outubro de 2010 as 11:38

Pequeninos, saborosos e delicados, a paixão americana começa se tornar uma paixão brasileira. Os cupcake são minibolos confeitados com coberturas divertidas e com tom infantil.

Não existe um consenso sobre a origem do cupcake, alguns especialistas creditam à culinarista americana Eliza Leslie, que em 1928 registrou a receita em um livro.

Acredita-se que a origem do nome cupcake, que em português significa "bolo de xícara" , faça referência às medidas da receita que passaram a ser feitas pela quantidade de xícaras de cada ingrediente, o que facilitou a vida das donas de casa.

Em 1996, foi aberta a primeira cupcakeria em Nova York que auxiliou na ascensão do cupcake. Marcado em cenas de filmes hollywoodianos, como "O Diabo Veste Prada"; "Mulheres Perfeitas" e "Sex and the City", o cupcake se tornou fonte de renda para culinaristas e apaixonados por gastronomia.

O cupcake virou febre e está ganhando espaço nas festas infantis, chás de bebê e casamentos. Em muitos casos chegam a substituir os tradicionais bem-casados.

Ainda existe uma confusão entre o cupcake e o muffin. A diferença está na massa, pois a textura da massa do cupcake é mais leve, similar à de um bolo macio.

No Brasil, a receita do cupcake foi adaptada ao nosso paladar. Enquanto que os bolinhos tradicionais americanos são cobertos por um creme amanteigado, os brasileiros optam por outras coberturas e recheios, como de brigadeiro e coco.

Cupcake Tradicional

Ingredientes

Iniciar o preparo

24 forminha de papel nº 0

Preparar o bolo

4 ovo(s) 16 colher(es) de sopa de açúcar 4 colher(es) de sopa de leite 1 colher(es) de chá de essência de baunilha 30 colher(es) de sopa de farinha de trigo 1 colher(es) de sopa de fermento em pó 26 colher(es) de sopa de manteiga Modo de Preparo

Iniciar o preparo

1. pré-aquecer o forno em temperatura forte 10 minutos antes de levar para assar.

2. arrumar 24 forminha de papel nº 0 em formas de muffim, forminhas de pão de mel ou forminhas de empada (ver dica) e reservar.

Preparar o bolo

3. colocar na batedeira 4 ovo(s) e 16 colher(es) de sopa de açúcar, bater até virar um creme fofo, por aproximadamente 10 minutos, juntar 4 colher(es) de sopa de leite e 1 colher(es) de chá de essência de baunilha e bater por mais 5 minutos.

4. peneirar 30 colher(es) de sopa de farinha de trigo com 1 colher(es) de sopa de fermento em pó, diminuir a velocidade da batedeira ir acrescentando a farinha e 26 colher(es) de sopa de manteiga sem sal derretida.

5. bater até ficar um creme homogêneo, despejar a massa nas forminhas um pouco mais da metade e levar em forno médio para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que colocar um palito no centro ele saia limpo, deixar esfriar.

6. essa massa é básica pode ser servido com recheio ou sem recheio.

7. nos recheamos com geléia de morango, colar a geléia em um saco de confeitar com bico perle 4 e fazer vários furos nos bolinhos confeitar e servir em seguida.

dicas:

todas as nossas receitas são feitas com colher e xícara medida. colher de sopa: usar a colher de sopa da medida. encher a colher com o ingrediente. passar uma faca em cima para tirar o excesso do ingrediente. a medida ficará justa. medir a manteiga depois que estiver derretida. para saber se o bolo esta assado colocar um palito no centro se sair limpo esta pronto. para assar os cupcakes você vai precisar de uma forma para apoiar as forminhas de papel, porque se não os bolinhos vão espalhar e não ficarão bonitos. atenção para rechear, os bolinhos e o recheio devem estar completamente frios.

Cupcake de brigadeiro

Ingredientes

Iniciar o preparo

24 forminha de papel nº 0

Preparar o bolo

2 ovo(s) 2 xícara(s) de chá de açúcar 1 xícara(s) de chá de óleo 3 xícara(s) de chá de farinha de trigo 1 xícara(s) de chá de chocolate em pó 1 colher(es) de sopa de fermento em pó 2 xícara(s) de chá de água Preparar o recheio

1 lata(s) de leite condensado 2 colher(es) de chá de farinha de trigo 5 colher(es) de sopa de creme de leite 1 colher(es) de sopa de margarina 3 colher(es) de sopa de chocolate em pó Preparar a cobertura

1/2 xícara(s) de chá de creme de leite 200 grama(s) de chocolate ao leite Modo de Preparo

Iniciar o preparo

1. pré-aquecer o forno em temperatura forte 10 minutos antes de levar para assar.

2. arrumar 24 forminha de papel nº 0 em formas de muffin ou forminhas de pão de mel ou ainda forminhas de empada (ver dica) e reservar.

Preparar o bolo

3. colocar na batedeira 2 ovo(s), 2 xícara(s) de chá de açúcar e 1 xícara(s) de chá de óleo, bater por 10 minutos.

4. peneirar 3 xícara(s) de chá de farinha de trigo, 1 xícara(s) de chá de chocolate em pó e 1 colher(es) de sopa de fermento em pó.

5. colocar na batedeira a mistura de farinha com 2 xícara(s) de chá de água fervendo.

6. bater por mais 3 minutos, despejar nas forminhas um pouco mais da metade e levar ao forno médio por aproximadamente 20 minutos ou até que colocando um palito no centro ele saia limpo. retirar do forno e deixar esfriar.

Preparar o recheio

7. em uma panela colocar 1 lata(s) de leite condensado e 2 colher(es) de chá de farinha de trigo, mexer bem para dissolver a farinha, acrescentar 5 colher(es) de sopa de creme de leite, 1 colher(es) de sopa de margarina e 3 colher(es) de sopa de chocolate em pó.

8. levar ao fogo baixo mexendo sem parar até começar a ferver desligar o fogo e deixar esfriar.

Preparar a cobertura

9. esquentar no micro-ondas 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite por 1 minuto, mexer e colocar por mais 1 minuto, juntar 200 grama(s) de chocolate ao leite picado mexer bem e colocar na geladeira até endurecer.

10. colocar o recheio em um saco de confeitar com bico perle nº 3 e rechear os bolinhos, colocar a cobertura depois de fria no saco de confeitar com um bico pitanga média e decorar os bolinhos.

11. servir em seguida.

dicas:

- todas as nossas receitas são feitas com colher e xícara medida. - colher de sopa: usar a colher de sopa da medida. encher a colher com o ingrediente. passar uma faca em cima para tirar o excesso do ingrediente. a medida ficará justa. - a farinha de trigo e o creme de leite no recheio para dar cremosidade. - para assar os cupcakes você vai precisar de uma forma para apoiar as forminhas de papel, porque se não os bolinhos vão espalhar e não ficarão bonitos. - atenção para rechear, os bolinhos e o recheio devem estar completamente frios. - se você quiser um bolinho muito bom faça vários furos quando for rechear.

veja também