Curiosidades sobre o amendoim

Curiosidades sobre o amendoim

Atualizado: Sexta-feira, 25 Julho de 2008 as 12

1. Na primeira metade do século 20, foi utilizado pelo governo americano como fonte suplementar de proteínas. Originou-se, aí, a popularização, naquele país, da pasta de amendoim (peanut butter) como substituto da manteiga no café da manhã.

2. No Brasil, até os anos 70, antes da expansão da cultura da soja, o amendoim era largamente empregado na industrialização do óleo doméstico comestível. Seu óleo apresenta boa qualidade, contendo basicamente gorduras insaturadas (cerca de 80%), que ajudam a reduzir o colesterol LDL ruim, trazendo benefícios inegáveis para pessoas com doenças cardio-vasculares, e está também presente nas dietas médicas para diabéticos

3. O consumo de amendoim no Brasil concentra-se na área de confeitos, salgados e doces, tornando a paçoca e o pé-de-moleque dois verdadeiros ícones da cultura popular. No entanto, nos seus vizinhos da América do Sul, o amendoim compõe o prato principal da dieta alimentar diária do homem.

4. Dado o potencial alimentar e econômico, representado pelo amendoim, muitos produtores, cerealistas e industriais, especialmente os radicados em São Paulo, que detém 90% da produção nacional, trabalham, hoje, com grãos sem a presença da aflatoxina, conforme atestam pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas.

veja também