cuscuz marroquino

cuscuz marroquino

Atualizado: Quarta-feira, 28 Abril de 2010 as 12

O cuscuz marroquino é rico em carboidratos, ou seja, ótimo para dar energia

Diferente do cuscuz tradicional no Brasil, feito à base de farinha de mandioca e de milho, o cuscuz marroquino é feito com sêmola de trigo. A iguaria tem origem africana e começou a ficar popular no país durante a colonização. Para o prato ficar mais nutritivo, acrescente legumes cozidos.

Ingredientes:

Meio quilo de cuscuz de sêmola de trigo Meio litro de água Caldo:

Meia xícara (chá) de óleo Duas cebolas roxas cortadas em tiras Meia xícara (chá) de coentro e salsinha picados Duas colheres (café) de páprica doce Uma colher (café) de gengibre em pó Meia colher (café) de cominho em pó Meia colher (café) de pimenta-do-reino em pó Uma pitada de canela em pó Uma pitada de sal Água quente Meia xícara (chá) de extrato de tomate Uma abobrinha cortada em pedaços grandes Uma cenoura cortada em pedaços grandes Um nabo cortado em pedaços grandes Uma xícara (chá) de abóbora cortada em pedaços grandes Uma xícara (chá) de grão-de-bico demolhado (hidratado após ficar de molho) Uma xícara (chá) de brócolis Uma colher (sopa) de manteiga Modo de preparo:

Deixe o cuscuz de sêmola hidratar na água por dez minutos. Em uma cuscuzeira média, aqueça o óleo e doure a cebola. Acrescente o coentro com a salsinha, a páprica doce, o gengibre em pó, o cominho, a pimenta-do-reino, a canela em pó, o sal, a água quente até que complete dois terços da panela, o extrato de tomate, a abobrinha, a cenoura, o nabo, o brócolis e deixe cozinhar por cerca de dez minutos no fogo médio. Coloque o cuscuz de sêmola já hidratado na parte superior da cuscuzeira. Cozinhe por dez minutos. Coloque a abóbora e o grão-de-bico. Cozinhe por mais dez minutos. Retire o cuscuz da parte superior da panela e coloque-o em um refratário. Cubra-o com o caldo de legumes e sirva quente.

Rendimento: oito porções

Tempo de preparo: 45 minutos

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também