De onde surgiu o abridor de latas?

De onde surgiu o abridor de latas?

Atualizado: Terça-feira, 2 Fevereiro de 2010 as 12

O curioso da história do abridor de latas é que ele só foi inventado mais de 45 anos depois das primeira latas de conservas, que surgiram em 1813.

Isto aconteceu porque as primeiras latas possuíam grossas paredes de ferro que para serem abertas exigiam o uso do cinzel e do martelo (e no caso dos soldados com a ponta da baioneta ou o tiro do fuzil).

O abridor de latas surgiu em 1858, quando as latas se tornaram mais leves, e foi inventado por Ezra. Warner, de Waterbury, no estado norte-americano de Connecticut. Era um aparato volumoso e impressionante, que se parecia, em parte com uma baioneta e em parte com uma foice. Introduzia-se sua grande folha curva na borda da lata e empregando a força, fazia-se com que ela deslizasse sobre toda a lateral. Uma distração poderia gerar sérios acidentes.

O abridor tal como utilizamos hoje, com uma roda cortante que gira ao redor da borda da lata, foi inventado pelo americano Willian Lyman, que o patenteou em 1870. A Star Can Opener Company, de San Francisco, aperfeiçoou o aparelho de Lyman, agregando-lhe uma roda dentada, denominada roda alimentadora, graças à qual a embalagem girava pela primeira vez em sentido contrário à roda. Este princípio básico segue sendo utilizado até hoje e foi a base do primeiro abridor de latas elétrico, patenteado em 1931.

por Virgínia Brandão

veja também