Dê um toque especial ao molho de tomate para servir com carne branca

Dê um toque especial ao molho de tomate para servir com carne branca

Atualizado: Sexta-feira, 28 Janeiro de 2011 as 12:03

O molho de tomate é um dos mais conhecidos e utilizados temperos. Quase sempre acompanhando massas, também é um ótimo se servido com carnes brancas.

Por ser muito comum, é o mais fácil de ser encontrado pronto e industrializado no mercado mais próximo. Há quem entenda a praticidade, mas não resista a um molho preparado em casa.

Apesar do sabor e do jeitinho caseiro, é trabalhoso. Quem não tem tempo pode dar um toque especial ao preparado, adicionando ervas e tomates frescos no extrato pronto.

A receita faz parte do livro "100 Receitas para o Dia a Dia - Molhos Rápidos e Práticos", que oferece opções básicas e tradicionais, além de sabores exóticos e especiais, mas todos fáceis de fazer.

Veja como preparar o molho de tomate:

Molho rápido de tomate

Ingredientes

- 40 g de margarina light

- 1 cebola picadinha

- 400 g de tomates em lata picados

- 1 colher (sopa) de extrato de tomate

- 1 colher (chá) de ervas da Provença

- 4 colheres (sopa) de vinho branco seco

- sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

1. Derreta a margarina em uma panela em fogo baixo e refogue a cebola por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Junte os tomates, o extrato, as ervas, sal e pimenta a gosto e misture bem.

3. Quando estiver quase fervendo, adicione o vinho. Espere ferver, abaixe o fogo e cozinhe, sem tampa, por 15-20 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Sirva quente.

Sugestões de uso: Sirva com filés de atum ou salmão grelhados ou na brasa. Experimente também com filés de bacalhau, hadoque ou peito de frango (sem pele) assados ou com fatias de polenta grelhadas.

Variações: Se preferir, adicione ao molho 1 dente de alho amassado. Refogue junto com a cebola e continue como indicado acima. Use 1 cebola roxa em vez da branca. Substitua as ervas da Provença por 1 colher (sopa) de ervas frescas misturadas e picadas.

Dica do chef: Se preferir um molho mais liso, tire a panela do fogo no final do cozimento, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Lave a panela, recoloque o molho e aqueça suavemente antes de servir.

veja também