Desencoste sua máquina panificadora e prepare pão sírio em casa

Desencoste sua máquina panificadora e prepare pão sírio em casa

Atualizado: Sexta-feira, 15 Outubro de 2010 as 12:15

O pão sírio é o principal ingrediente do sanduíche beirute, que curiosamente foi inventado em São Paulo. O pão é composto por duas finas fatias e não possuiu miolo. É muito utilizado em receitas leves e de baixa caloria.

Esta variedade é facilmente encontrada em supermercados, mas quem possui máquinas de fazer pão pode se arriscar a prepará-lo em casa. "200 Receitas de Pães Tentadores" ajuda você a tirar o pó do eletrodoméstico e colocá-lo para trabalhar.

As receitas podem ser feitas à mão ou preparadas com um simples apertar de botão. O livro explica a funcionalidade e onde encontrar os ingredientes básicos para a massa, além dos utilizados para incrementá-los. Quem optar por utilizar a máquina, tem um guia básico com as principais funções e outros recursos, como o alerta de ingredientes e preparo programado.

O volume também dá dicas para fazer do seu pão um sucesso. Entre elas estão:

- Tire a fôrma da máquina para colocar os primeiros ingredientes.

- Ingredientes extras que se queira manter inteiros, como frutas frescas ou secas, legumes e azeitonas, devem ser adicionados ao som do alarme específico. Se forem colocados no começo do programa podem ser triturados, prejudicando sua textura e sabor.

- Use uma espátula plástica para raspar resíduos secos de massa das laterais da fôrma. Nunca use facas ou utensílios metálicos, para não afetar o revestimento antiaderente da fôrma.

- Não coloque a fôrma de pão na máquina de lavar louça. Lave com água morna e sabão e evite esponjas abrasivas, que podem lesar o revestimento antiaderente.

- Os pães feitos na máquina, em especial as receitas mais básicas, não duram muito tempo e são melhores quando consumidos no mesmo dia.

Veja a seguir como preparar pão sírio em casa, ideal para sanduíches ou acompanhar o típico tabule :

Pão sírio

Ingredientes

375 g de farinha de trigo para pães 1 colher (chá) de açúcar 1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo 1 colher (sopa) de azeite 1 colher (chá) de sal ½ colher (chá) de cominho em pó 230 ml de água

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes, acrescentando a água aos poucos. Sove bem, até obter uma massa lisa e macia.

Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e corte em 8 partes iguais. Abra-as em formato oval com cerca de 15 cm de comprimento. Enfileire-as sobre um pano de prato enfarinhado, limpo e seco. Cubra com outro pano de prato e deixe crescer em local quente por 15 minutos.

Coloque uma assadeira enfarinhada no forno preaquecido a 230ºC e deixe esquentar por 5 minutos.

Coloque metade dos pães e asse por 5-6 minutos, até começar a tomar cor. Tire do forno e deixe esfriar enquanto assa as massas restantes. Embrulhe os pães ainda quentes em um pano de prato limpo e seco para mantê-los macios até a hora de servir. Se eles esfriarem, aqueça-os no forno antes de servi-los.

Variação:

Pãezinhos sírios com azeitonas e ervas.

Siga a receita acima, adicionando à massa 50 g de azeitonas pretas picadas e folhas de salsa e hortelã picadas. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e corte-a em 16 partes iguais. Abra-as em formato oval com 10-12 cm de comprimento.

Deixe crescer e asse como na receita acima.

veja também