Destaque gastronômicos de Minas Gerais vai até o dia 31 de maio

Destaque gastronômicos de Minas Gerais vai até o dia 31 de maio

Atualizado: Sexta-feira, 21 Maio de 2010 as 3:51

Até o dia 31 de maio, quem visitar o Espaço Minas Gerais poderá conhecer um pouco mais de uma das maiores riquezas mineiras, a gastronomia. Como parte do evento “Belo Horizonte Vem Até Você”, a casa apresenta um pouco mais da história do Mercado Central e da indústria de cachaça mineira, fatores com participação importante na economia do estado. Produtos mineiros como o doce de leite, doces, queijo, café e cachaças poderão ser degustados.

O Mercado Central, criado em 1929, acabou por se tornar um ponto comercial, turístico e cultural e é considerado, há mais de dez anos, o principal ponto turístico da cidade de Belo Horizonte. Após passar por uma revitalização em 2002 nos seus 23 mil metros quadrados, o mercado passou a receber mais de 32 mil pessoas por dia que vão ao local em busca de seus produtos variados. Nas 400 lojas do complexo são comercializados laticínios, frutas, verduras, carnes em geral, produtos artesanais, doces e artesanatos.

A cachaça, a bebida oficial do Brasil, é outro destaque no Espaço Minas Gerais. Responsável por 86% do mercado brasileiro de destilados, é o 3º destilado mais consumido no mundo. Apenas Minas Gerais garante 50% da produção nacional, com mais de 8,5 mil alambiques. Essa fatia do mercado movimenta a economia do estado, com a manutenção de 116 mil empregos diretos e geração de renda de 1,4 bilhão ao ano.

veja também