Dia da Banana pede cardápio especial

Dia da Banana pede cardápio especial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

Para brasileiro, praticamente todo dia é dia de banana. Mas a fruta, típica das regiões tropicais do planeta, é tão importante que conta com uma data comemorativa: dia 22 de setembro.

Há mais de cem variedades de banana no mundo. As mais famosas nas fruteiras brasileiras são a nanica, a prata, a ouro, a terra e a maçã. Por aqui, elas são encontradas todos os meses dos anos, mas sua safra, originalmente, ocorre entre dezembro e fevereiro.

Versátil, ela pode ser consumida ao natural, frita, assada, empanada e ainda na forma de doce, purê e compota. Ficou com vontade de comer banana? O R7 preparou uma seleção de receitas com a fruta do dia:

Aliada da saúde

É ainda uma importante aliada da saúde, por suas propriedades funcionais. Principalmente quando ainda não amadureceu, afirma a nutricionista Madalena Vallinoti, diretora do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo.

- O consumo de banana verde contribui para que o trânsito intestinal ocorra de forma adequada, tratando quadros como diarreia e constipação. Também previne o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. Quando verde, a banana é classificada como um alimento de baixo índice glicêmico, o que significa que sua digestão e sua absorção são mais lentas. Consequentemente, a quantidade de glicose liberada na corrente sanguínea ocorre gradativamente. Isso é de grande importância para indivíduos diabéticos, assim como para indivíduos que buscam o controle de peso, pois previne o acúmulo de gordura corporal.

Quanto mais madura a banana, mais açúcares de rápida absorção ela possui. Por isso, é importante que diabéticos e obesos restrinjam a ingestão da fruta mais amarelinha.

Entre seus principais nutrientes, está o potássio, que protege o tecido muscular - por isso é comum os mais velhos recomendarem o aumento da ingestão de banana para combater câimbras. Segundo Madalena, comer banana após realizar atividades físicas também ajuda a repor os açúcares perdidos durante a malhação.

Por Mariana Garcia

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições