Dia Internacional do Ovo: Aprenda uma receita delicosa

Dia Internacional do Ovo: Aprenda uma receita delicosa

Atualizado: Quarta-feira, 10 Outubro de 2012 as 11:06

Hoje, 10 de Outubro, é o dia internacional do Ovo. Para comemorarmos selecionamos uma receita fácil, rápida e deliciosa para você fazer. Confira:

Ovo Molett

Ingredientes:

·   1 ovo extra ou caipira

Para empanar:

·   Farinha de Trigo
·   1 Ovo comum

·   Farinha de pão grossa temperada com sal e pimenta do reino

·   Óleo para fritura (suficiente para cobrir o ovo)

Modo de preparo

1°- Coloque o ovo para cozinhar numa panela com água fervente. Abaixe o fogo, mantendo a fervura, e conte 5 minutos.
2º- Retire o ovo com uma escumadeira e mergulhe-o imediatamente numa tigela com água gelada e gelo para interromper o cozimento. Espere esfriar e descasque o ovo com muito cuidado. Mantenha-o numa tigela com água na geladeira até a hora de fritar.
3°- Retire o ovo da água gelada, e passe o ovo na farinha de trigo temperada com sal e pimenta do reino, no ovo batido e por último, na farinha de pão. Frite o ovo empanado em óleo bem quente (190° C) por alguns segundos, até que fique dourado. Retire o ovo e coloque sobre papel absorvente para secar. Sirva em seguida.
Dica: Se quiser fazer com ovo de codorna deixe cozinhar por 1 minuto.

Curiosidade

A expressão francesa mollet parece remeter a mole, característica dessa preparação onde a clara se solidifica sem que a gema endureça mas escorra. Se você perguntar a um francês - do campo, de preferência - o que é mollet, ele apontará um bezerro pastando.
A meio caminho entre o ovo de 3 minutos, aquele da manhã comido com colherzinha e um tiquinho de sal e o ovo duro da salada, o mollet se destaca por permitir uma variação culinária mais sofisticada, podendo ser acompanhado por molhos interessantes ou ser empanado.
Dicas para acertar no preparo
· Para se fazer um bom ovo mollet, em primeiro lugar é preciso usar um ovo fresco, e de boa qualidade (prefira ovo extra ou caipira).

· O ovo cru deve ser colocado em água fervendo, não em água fria O cozimento é rápido e a água deve estar borbulhando.
· O tempo de cozimento varia de acordo com o tamanho do ovo. Pode variar entre 4 minutos e 5 minutos. Claro, ovos maiores levam mais tempo.
· Geralmente, os ovos de uma caixa têm tamanho semelhante, assim, o tempo de cozimento de um deve ser o mesmo para todos.
· Depois de tirar o ovo da panela, coloque-o em água com gelo. O choque térmico interrompe o cozimento.
· O desafio é descascar sem machucar. Trinque a casca com a ajuda de uma faca e vá retirando os pedaços. Como ele é pouco cozido pode romper facilmente. .
· Depois de cozido e resfriado guarde o ovo em um recipiente com água. Assim ele ficará boiando e não perderá a forma.

veja também