Dia Mundial do Macarrão completa 15 anos com bons motivos para comemorar

Dia Mundial do Macarrão completa 15 anos com bons motivos para comemorar

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 11:52

Pelo 15º ano consecutivo será comemorado, no dia 25 de outubro, o Dia Mundial do Macarrão. O alimento ganha cada vez mais espaço na mesa do brasileiro, seja pelo seu, valor energético, pelo fácil preparo ou pelo preço acessível. Só no ano passado foram consumidas mais de 1,2 milhão de toneladas de macarrão.

O Brasil é o terceiro maior produtor de massas alimentícias do mundo, ficando atrás apenas da Itália, com 3 milhões de toneladas/ano, e dos Estados Unidos EUA, com 2 milhões de toneladas/ano. Ao todo, são fabricadas no País 30 tipos de macarrão distribuídos entre: massas secas, que respondem por 84% do consumo, instantâneas, por 13%, e frescas, por 3%.

O setor gera 40 mil empregos diretos e acumula nos últimos cinco anos um crescimento de 18% no faturamento. Em 2009, faturou 4% mais em comparação ao ano anterior, chegando a R$ 6 bilhões. As massas instantâneas colaboram em 8% para esse resultado. "Podemos atribuir isso ao fato de que o macarrão tipo lámem caiu no gosto dos jovens. Além disso, a correria do dia-a-dia faz com que o consumidor tenha que preparar uma refeição rápida", assinala Claudio Zanão, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima).

No ranking de consumo per capita o País ocupa o 13º lugar, com 6,4 kg por habitante/ano. A Itália lidera o consumo per capita com 26 kg por habitante/ano, seguida pela Venezuela, com 12,9 kg por habitante/ano. "O Brasil tem um mercado gigantesco e por isso grande potencial para elevar o consumo de macarrão. A massa caiu no gosto do brasileiro e está presente em quase 100% dos lares do País porque tem preço baixo, é fácil e rápida de preparar e possui importantes características nutricionais", destaca Zanão.

Espaguetômetro

A Abima vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos uma série de ações para impulsionar o consumo. Pelo quarto ano consecutivo, a entidade promove em conjunto com as empresas associadas, uma ação de marketing para divulgar o Dia Mundial do Macarrão ao público em geral e contribuir com o aumento do consumo per capita de massas alimentícias no Brasil.

A ação "Comprou, Ganhou" acontece no ponto de venda e, além de despertar o interesse do consumidor, tem o objetivo de fidelizar as marcas participantes. A empresa associada oferece um brinde com a sua logomarca na compra de pacotes de macarrão.

A meta deste ano é distribuir 1,5 milhão de espaguetômetros - utensílio que serve para medir a quantidade de espaguete que será preparada de acordo com o número de pessoas que se pretende servir. No ano passado, ação semelhante foi responsável por um crescimento de 20% nas vendas das empresas associadas, no período da promoção.

IV World Pasta Congress

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Macarrão será realizado entre 24 e 27 de outubro, no Rio de Janeiro, o IV World Pasta Congress (4º Congresso Mundial de Macarrão). O evento, que ocorre a cada cinco anos, reunirá os principais representantes da indústria de massas alimentícias do mundo, e será composto por palestras e uma exposição que reunirá mais de 300 participantes nacionais e internacionais.

As novidades do setor serão apresentadas na Feira de Exposição. Aos participantes também será oferecida uma programação complementar com visitas a locais turísticos do Rio de Janeiro.

Concomitante ao IV World Pasta Congress acontecerá, pela primeira vez no Brasil, o Scientific Consensus Conference on the Healthy Pasta Meal (Congresso para o Consenso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão), que reunirá os mais conceituados especialistas em nutrição do mundo. Eles irão discutir a saudabilidade da massa e apresentarão os mais recentes estudos nutricionais sobre carboidratos, dietas tradicionais, alimentação saudável com macarrão e outros temas relacionados à nutrição. Como resultado do congresso será apresentado no dia 26 de outubro a Declaração do Consenso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão.

veja também