Dica do chef: Ganache com avelãs!

Dica do chef: Ganache com avelãs!

Atualizado: Quarta-feira, 20 Janeiro de 2010 as 12

Lia Quinderé

Chocolate, chocolate, chocolate! Quem não gosta de chocolate é porque ainda não provou todas as variações que existem. Considerado um elixir dos deuses, tem sua origem vinculada ao divino, segundo a civilização maia. O tempo passou e o chocolate se desenvolveu, deixou de ser amargo e passou a ser doce, ao leite, branco, em barra, derretido, em pó, crocante, misturado à frutas, amêndoas, enfim. Para aumentar a sensação de água na boca, a receita de hoje é um chocolate derretido, conhecido como ganache, com um crocante feito à partir de avelãs.Aproveite, a receita é fácil de ser feita e muito nutritiva, já que o chocolate é um dos alimentos mais balanceados que existem.

Ingredientes

150g de chocolate ao leite ou meio amargo 200g de creme de leite fresco 1 colher de sopa manteiga 100 g de creme de avelãs (tipo Nutela) 50 g de avelãs torradas e picadas Modo de Preparo

Esquente o creme de leite fresco até a primeira fervura. Acrescente à ele a manteiga já derretida, e o chocolate em pedaços pequenos. Mexa com a espátula até que o chocolate derreta por inteiro. Acrescente à nutela as avelãs picadas. Despeje a ganache em um recipiente de servir e coloque o crocante no centro da ganache.

Dicas da Chef

Você pode servir porções individuais. Fica elegante e charmoso.

A ganache serve para cobrir tortas, bolos e sorvete. Você pode utilizá-la em outras receitas.

Fique por dentro

Você sabia que o Brasil é considerado o quinto maior mercado mundial na venda de chocolate? Perdendo apenas para os Estados Unidos, Alemanha, França e Inglaterra. O consumo per capita é de dois quilos por ano. Ou seja, em média, uma pessoa come dois quilos de chocolate ao longo do ano. Parece muito, mas na Bélgica e na Suiça, esse número pula para dez quilos por ano! No Brasil foram produzidos mais de 500 mil toneladas de chocolate no ano de 2008. E acredite, 487 mil toneladas foram consumidas!

veja também