Dicas para acertar no preparo de tortas

Dicas para acertar no preparo de tortas

Atualizado: Sexta-feira, 22 Janeiro de 2010 as 12

Doces ou salgadas, as tortas estão presentes em quase todos os momentos da nossa vida. Podem fazer parte de uma entrada leve, ser um prato principal servido com salada e até mesmo uma sobremesa genial. Com frutas da estação, elas se transformam em uma opção de lanche leve e saudável, que não pesa no bolso. Mas, independentemente da sua receita preferida, sempre dá para caprichar no preparo dessa delícia. As dicas a seguir vão ajudá-la nessa tarefa tão especial.

Evite o escurecimento das frutas

Se fizer uma torta doce do tipo galette (que tem recheio aparente), escorra a fruta cortada em pedaços e passe suco de limão sobre ela - principalmente no caso de peras e maçãs, que podem escurecer no contato com o ar.

Para não estufar

Logo após colocar a massa na forma, fure-a em toda a sua extensão com um garfo para não formar bolhas de ar nem estufar. Se preferir, cubra a massa com papel-manteiga. Por cima, coloque grãos de feijão cru. Depois, asse a massa até dourar. Assim, a torta não vai estufar. Guarde os grãos para serem usados da mesma maneira em outras receitas de tortas.

Apecto dourado

Nossas avós nos ensinaram a pincelar a massa para deixá-la douradinha. Mas esqueceram de dizer que bater a gema com um fio de azeite facilita esse trabalho. É que essa mistura é mais fácil de espalhar sobre a massa e ainda deixa a torta com um tom bem dourado.

Receita mais saudável

Quer deixar sua receita mais saudável? Sempre que possível, troque a farinha de trigo pela versão integral. Dessa forma, você oferece à família uma opção com muito mais fibras.

veja também